Municípios discutem consórcio para aproveitamento de lixo orgânico

Três Coroas foi a cidade anfitriã de uma reunião realizada recentemente entre representantes de 12 municípios do Vale do Paranhana e da Região das Hortênsias, em que foi discutida a criação de uma usina de aproveitamento de lixo orgânico.

Através dela, todo resíduo desta natureza gerado nesses municípios seria processado para a produção de biogás e de biofertilizantes. O primeiro poderia ser utilizado como combustível pelas próprias prefeituras, enquanto que o segundo seria destinado à agricultura.

A idéia foi apresentada pelo diretor da empresa alemã INPUT, Dr. Alberto Argeiel, e o proprietário da empresa brasileira Energia Natural, Fernando Weck dos Santos. 

As duas empresas fariam uma sociedade para construir a usina e explorar a produção dos derivados do lixo orgânico. A cidade onde ela seria instalada ainda não foi definida, mas Três Coroas se colocou a disposição.

Conforme o proprietário da Energia Natural, Três Coroas apresenta algumas vantagens para a instalação da usina. “A logística é favorável, pois a cidade está bem centralizada em relação aos demais municípios interessados. Além disso, ela já possui uma área licenciada para operar e que já era utilizada para o armazenamento de resíduos”, explicou.

De acordo com ele, os municípios poderiam utilizar um consórcio já existente entre eles para executar o projeto. 

A próxima reunião do grupo será no dia 4 de maio, em São Francisco de Paula.

 

  •  Visitantes53
  •  Visitas Hoje481
  •  Visitas Ontem247
  •  Semana Atual2341
  •  Semana Passada2368

Compartilhar

Horário

     De Seg. a Qui. das 12h às 19h
     Sex. das 9h às 16h

Contato

     Fone: (51)3546-7800
     Av. João Correa, 380, Centro
     Três Coroas/RS - CEP: 95660-000