Expofeira de Três Coroas foi um sucesso

Milhares de pessoas aproveitaram a trégua que a chuva deu no último final de semana, para prestigiar a 22ª Expofeira de Produtos Coloniais e Comércio de Três Coroas.  Realizado para celebrar o Dia do Colono, o evento teve algumas novidades.

A edição deste ano teve um dia a mais, com bailes já na sexta-feira. Além disso, teve também almoço típico na sábado e no domingo, além da Feira de Comércio, resultado de uma parceria com a CDL.

Durante todo o final de semana o público pode prestigiar shows musicais, exposição de animais e de equipamentos agrícolas, desfile de carretinhas e tratores e os brinquedos infláveis.

Mas os principais atrativos da festa foram os produtos com origem na agricultura familiar. Teve comercialização de frutas, legumes, verduras, pães, cucas, bolachas, embutidos e outros diversos produtos coloniais e o tradicional café colônia. O artesanato local também esteve presente, assim como outros produtos campeiros.

“Três Coroas foi por muitos anos agrícola. Aos poucos o comércio foi se desenvolvendo e surgindo as primeiras fábricas. Temos tradição na agricultura. Nossos agricultores merecem todo o nosso respeito e carinho. Essas pessoas são verdadeiros heróis, pois trabalham no frio, na chuva e muitas vezes doentes para garantir que os alimentos cheguem as nossas mesas”, falou o prefeito Orlando Teixeira, na abertura do evento.

O tempo bom e temperatura agradável favoreceram o sucesso de público do evento. Os três dias de atividades tiveram um enorme fluxo de pessoas e os agricultores comemoraram as vendas.

O industriário Sérgio Port, de 45 anos, levou a família para prestigiar a festa e gostou do que viu. “Este ano está bem melhor. Gostamos muito de ver os animais. Eu vim da colônia e sei da importância de valorizarmos os nossos agricultores. Se não fossem eles, nós não teríamos comida na mesa”, disse.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moisés Marcon, também falou da importância dos agricultores e da Expofeira para eles. “Eu agradeço a todos os produtores rurais, é para vocês que nós realizamos essa bela festa. Ela começou pequenina até chegar ao sucesso que ela é hoje. Pelo menos 60% dos alimentos consumidos vêm da agricultura familiar. Por isso é importante incentivarmos os pequenos agricultores”, explicou Marcon.

A 22ª Expofeira de Produtos Coloniais e Comércio de Três Coroas foi uma realização da Prefeitura Municipal e contou com o apoio da EMATER e da CDL.