Hospital de Três Coroas ganha novo aparelho de raio-x

Foi realizada na tarde da quinta-feira (24) a solenidade de entrega do novo aparelho de raio-x do Hospital Dr. Oswaldo Diesel, em Três Coroas. O ato ocorreu nas dependências da casa de saúde e reuniu autoridades locais, a direção da fundação hospitalar, além de representantes da comunidade.

O equipamento Siemens Multix B custou R$ 103.600,00 foi comprado pela prefeitura com recursos da saúde, que o cedeu à instituição. Ele permite posicionamentos predeterminados e com paradas automáticas, com maior precisão e rapidez, o que facilita a realização de exames com macas e cadeiras de rodas, com uma maior área de cobertura. Também possui tecnologia que aumenta o tempo de vida útil do equipamento e otimiza as doses de radiação.

O novo raio-x substitui um antigo, que estava há 20 em uso. Para receber o novo aparelho, a sala passou por uma readequação elétrica, que teve um custo de R$ 9,5 mil.

“Ficamos muito orgulhosos. É um equipamento simples, mas que veio em um período de crise. Agora as pessoas não precisarão mais se deslocar para outros lugares. Esse é o primeiro passo de uma série de melhorias que acontecerão. Começaremos pela parte técnica”, contou diretor técnico administrativo do Hospital Dr. Oswaldo Diesel, dr. Tadeu Stringari.

Já o prefeito Orlando Teixeira falou da importância do novo equipamento. “Esse é um momento muito importante. É um equipamento muito valioso devido a sua necessidade. Parabenizo todos que trabalharam para a sua chegada”, frisou o prefeito.

Conforme o secretário de Saúde e Assistência Social, Luis Carlos Stuart Campos, em 2017 eram realizados aproximadamente 650 exames de raio-x por mês. No ano passado foi estendido o horário de exames e desde então os atendimentos aumentaram para 900 por mês.