SMAMA recebe lixo eletrônico

O avanço tecnológico e a sociedade de consumo têm gerado um grande desafio em relação ao destino correto para os materiais eletrônicos que não tem mais utilidade.

São computadores, celulares, smartphones, computadores, TVs, brinquedos, eletrodomésticos e outros aparelhos que muitas vezes são misturados com o lixo comum, ou até mesmo abandonados nas calçadas.

Preocupada com a poluição, a Prefeitura de Três Coroas está desenvolvendo uma parceria com a empresa Martinho Reciclagem de Eletrônicos. Ela funciona da seguinte forma:

As pessoas que possuem lixo eletrônico devem leva-lo até a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente (SMAMA). De lá ele é recolhido pela recicladora, que faz a separação dos materiais e os destina para diferentes empresas que reaproveitam os itens.

“O plástico reciclado é utilizado para fazer saltos e palmilhas para calçados e também puxadores de móveis. O ferro, o cobre e o alumínio são fundidos”, explica Milton Spessen, sócio da empresa recicladora.

De acordo com a SMAMA, só no ponto de coleta da secretaria são recolhidos 200 Kg de lixo eletrônico por semana.

A SMAMA fica na Rua da Indústria, nº 39, Centro. O telefone de lá é (51) 3546-3390 e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

Dependendo da quantidade, a Martinho Reciclagem de Eletrônicos também busca os materiais nas casas. O telefone de contato de lá é o (51) 3546-1492.