Um projeto desenvolvido na Escola Municipal Águas Brancas, de Três Coroas, está inovando na forma de estimular o habito pela leitura entre as crianças. Todas as terças-feiras, a personagem Dona Onça Leitora vai de sala e em sala para levar e recolher livros infantis, brincar, dialogar com estudantes e ouvir os relatos de suas experiências literárias.
Vestida de onça, a professora Agnes Muck – idealizadora e executora do projeto – cria uma atmosfera lúdica que favorece a iteração entre a personagem e os pequenos leitores. “Eles criam um mundo a partir dessa experiência. Uma turma chegou a criar uma música”, relata a educadora, que admite se divertir muito com seus alunos.
De acordo com ela, a idéia surgiu a partir de uma necessidade. Como a biblioteca da escola está sendo utilizada para as aulas de reforço, o fluxo dos leitores acabava interferindo no aprendizado dos demais estudantes que utilizam o espaço. Então ela pensou em criar o projeto Dona Onça Leitora, em que os livros vão ao encontro de seus leitores.
Hoje o projeto atende pelo menos 151 crianças do 1º ao 5º ano. Como ele em processo de evolução, a professora Agnes pretende criar mais algumas oncinhas, para colaborarem com a iniciativa literária.
Visita na Secretaria de Turismo do Estado
O prefeito Fabiel, acompanhado do diretor de Turismo, Junior Kellermann, e representantes do evento Camping Acessível, Cristian, Gabriel e Luiz, estiveram em Porto Alegre para uma importante reunião no dia 15 de janeiro, na Secretaria de Turismo do Estado. Durante o...