A população de Três Coroas está engajada em ações para prevenir a dengue no município. Desde o início desta semana, estudantes começaram a ter palestras, recebendo materiais informativos e orientações de profissionais da saúde. A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social que, em conjunto com a Vigilância Sanitária, está intensificando as visitas de agentes de endemias e de saúde às residências.
Nesta terça-feira, cerca de 350 estudantes receberam profissionais da Vigilância Sanitária no ginásio esportivo da escola Olavo Bilac.Eles participaram de palestra e fizeram perguntas sobre o mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, sobre os sintomas da doença e maneiras de evitá-la.
Além disso, no próximo sábado (6), a equipe da Secretaria de Saúde e cerca de 30 bombeiros voluntários de Três Coroas farão um mutirão de prevenção, visitando moradores com o objetivo de esclarecer e inspecionar possíveis focos de criação do mosquito. Um folder ilustrativo sobre os riscos, sintomas e formas de prevenção também será entregue durante a visita.
De acordo com a Secretaria, mais agentes de endemias serão chamados para reforçar o trabalho ao lado dos agentes de saúde, que também trabalharão este tema nas unidades Vila Nova, Linha 28 e Linha Café.
As ações reforçam o trabalho de prevenção para que Três Coroas se mantenha sem registros de casos locais da dengue. Secretária de Saúde, Rosane Muck afirma que a campanha tem o propósito de fazer com que “os munícipes se conscientizem a não deixar água parada”, declarou, pedindo ainda que a população receba bem os agentes.