Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | sábado, 21 de maio de 2022
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Producao de artigos do budismo em Tres Coroas

14/11/2007 | Geral

Desde outubro de 2005 Três Coroas é sede de um empreendimento totalmente inédito no país e na América Latina: a produção artesanal de incensos e artigos do budismo tibetano. Seguindo padrões milenares que foram preservados com total pureza ao longo dos séculos, os artigos são produzidos junto ao centro budista de Três Coroas Chagdud Khadro Ling. Cerca de seis pessoas estão envolvidas diretamente com a produção dos incensos, das bandeiras e pingentes de proteção.
     A idéia desse projeto surgiu em função da necessidade que o próprio centro budista tinha destes artigos para as suas cerimônias e rituais e dos praticantes que também precisavam deles. A produção conta com a supervisão de um mestre em incensos tibetanos que atualmente reside no centro budista e o lama (mestre budista) que realiza o ritual de consagração. A cerimônia é realizada apenas por lamas onde são removidas as impurezas geradas na produção. Em seguida são invocadas as bênçãos de Seres Iluminados e os produtos se tornam sagrados (“carregados” com energia iluminada). Desta forma incensos, bandeiras, pingentes e amuletos que poderiam ser artigos comuns, viram recipientes que carregam esta energia protetora e curativa.
     Hoje no templo são produzidas bandeiras de oração tibetanas, acessórios e amuletos de proteção. Os incensos e as bandeiras podem ser adquiridos separadamente ou em kits para presente. Todo o dinheiro arrecadado é utilizado para manter o andamento deste projeto. O objetivo maior é conseguir arrecadar fundos para auxiliar a manutenção das atividades do centro budista e as atividades de Lama Rigdzin Samdrub, que ajuda no desenvolvimento e na produção dos artigos, consagra todos os produtos e providencia as substâncias e relíquias consagradas que são colocadas nos incensos.
     De acordo com a responsável pelo projeto, Adriana Hamester da Rocha, o objetivo principal do projeto é colocar ao alcance dos praticantes e simpatizantes do budismo ferramentas que foram desenvolvidas por Seres Iluminados (Buda Shakyamuni e Guru Rinpoche) e que são comprovadamente capazes de produzir um vasto campo de energia positiva e bênçãos. “Essas ferramentas são utilizadas há séculos por praticantes e simpatizantes do budismo tibetano e desempenham um papel importante em suas vidas e práticas espirituais. São considerados uma medicina suave para os seres e seu meio-ambiente” finalizou.

Final de Ano:
     Oferecer incensos consagrados e erguer bandeiras de oração em datas auspiciosas aumenta incrivelmente o potencial de ação destas ferramentas. A virada de ano é considerada um período auspicioso para se oferecer estes produtos, já que estaremos criando uma conexão positiva com o novo ano.

Com relação à capacidade que estes artigos têm de criar energia positiva e bênçãos:
      Pelo fato de serem produzidos cuidadosamente seguindo escrituras sagradas que foram preservadas com total pureza ao longo dos séculos, eles têm o potencial de gerar um vasto campo de bênçãos.

O conceito de bênçãos no budismo tibetano:
Bênçãos externas: Podem se manifestar através de pessoas, eventos ou circunstâncias positivas que geram benefícios, felicidade e bem-estar.
Bençãos internas: São “insights” positivos e de sabedoria que se manifestam em forma de idéias e pensamentos que nos levam a agir de forma positiva e benéfica. Nos tornamos mais capazes de lidar com obstáculos e evitar circunstâncias negativas. 

Como é o processo de produção: 
Incensos: São produzidos de forma totalmente artesanal e seguem cuidadosamente as escrituras sagradas budistas. São feitos a base de ervas aromáticas e substâncias medicinais. Estes incensos contêm em sua fórmula pó abençoado em retiros realizados no centro budista de Três Coroas, bem como relíquias vindas do Butão e do Tibete que foram abençoadas cerimônias locais por mestres e iogues budistas de grande realização espiritual. Por não conterem perfumes artificiais ou óleos, apesar de terem um aroma perfumado, eles são suaves e anti-alérgicos.  
Bandeiras de Oração: Foram cuidadosamente desenvolvidas por um lama de grande realização espiritual que está residindo no centro budista atualmente. As bandeiras são costuradas e impressas fora. Após estarem prontas retornam e passam por um ritual de consagração antes de serem colocadas à venda.

Últimas Notícias

Novas empresas para o polo insdustrial!

Novas empresas para o polo insdustrial!

Na quinta-feira, 19, foi assinada a documentação entre a Administração Municipal e o empresário Jânio Blanco para a instalação de duas empresas no polo industrial de Três Coroas. Trata-se de uma distribuidora de produtos agropecuários e uma indústria química. As duas...

ler mais
Prefeito Alcindo recebe empresário!

Prefeito Alcindo recebe empresário!

Na tarde desta quarta-feira, 18, o prefeito Alcindo de Azevedo recebeu o empresário três-coroense Armando Ferenz em seu gabinete. Armando veio apresentar o plano de expandir os negócios da sua empresa em Três Coroas.

ler mais
Córrego em Linha Café recebe atenção!

Córrego em Linha Café recebe atenção!

Em Linha Café, na Rua Kaiser, no loteamento ao lado do antigo sítio da Laruse, um córrego que causava transtornos aos moradores locais em dias de chuva recebeu atenção. Na ação, foi realizada limpeza, alargamento e mais profundidade ao canal. Também foram retirados...

ler mais
Confira as vagas de emprego!

Confira as vagas de emprego!

Mais informações a respeito das vagas, no FGTAS/SINE. Leve carteira de trabalho ou documento de identificação. Rua Luís Volkart, 115 sala 1 (junto ao Ginásio Municipal) Horário: 8h às 15h Vagas Fgtas/Sine Apontador de calçados Acabador de calçados Aplicador de adesivo...

ler mais
Participe do Dia do Desafio!

Participe do Dia do Desafio!

A Prefeitura Municipal de Três Coroas convida entidades, empresas e comércio locais para participar do DIA DO DESAFIO! É tempo de mexer o corpo, de desafiar-se e, por que não, de colocar-se no lugar do outro. Neste ano, SESC propôs como atividade corporativa o Desafio...

ler mais
Cursos gratuitos para o mês de junho!

Cursos gratuitos para o mês de junho!

Parceria entre Senar/RS e Prefeitura Municipal Centro Municipal de Cultura Remitto René Haack de Três Coroas Inscrições na Sala do Empreendedor - Rua Luis Volkart, 115, junto ao Ginásio Municipal, ao lado do Sine. Fone: (51)3546-3920, com Liane Eletricista - 27/06 a...

ler mais