Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | segunda-feira, 8 de agosto de 2022
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Tres Coroas participara da Conferencia Nacional da Educacao

16/06/2009 | Geral

Município reúne entidades para debater a educação e levar sugestões até Brasília.

Conselheiros, autoridades públicas e membros da comunidade escolar de Três Coroas participam de um ciclo de debates sobre qualidade da educação. Até o dia 5, sexta-feira, as reuniões ocorrerão nas escolas do município sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, que convocou segmentos da sociedade ligados à educação ou à criança.

Os encontros são um preparativo para a Conferência Nacional de Educação (Conae), que será realizada no próximo ano pelo Ministério da Educação (Mec). Participam dos debates em Três Coroas os trabalhadores da Educação Básica, Conselho Municipal de Educação, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fundeb, Ministério Público, Câmara Municipal de Vereadores, representantes do Lions, pais e estudantes.

Além de oferecer ao município subsídios para sua participação na Conae, as pré-conferências também são uma forma de planejamento para as etapas que precederão o evento nas instâncias regionais e estaduais. Agenda para os dias 19 e 20 de junho, a pré-conferência intermunicipal será a primeira delas. O evento ocorrerá na Faccat e contará com a participação dos municípios ligados à Associação dos Municípios do Vale dos Sinos (AMVRS). Já a conferência estadual ocorre no segundo semestre, de 23 a 25 de outubro.

O Conae

Com o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação”, o evento ocorrerá em Brasília, entre os dias 23 e 27 de abril de 2010. A proposta da conferência é reunir desde os setores públicos e privados da educação infantil até a pós-graduação, para um amplo debate com estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral. Um dos resultados esperados com a realização é criar espaço democrático para que a sociedade tenha a oportunidade de conferir os rumos da educação e que possa participar no desenvolvimento da Educação Nacional.

Para organizar os debates que ocorrem nas instancias municipais, estaduais e nacional, seis eixos temáticos foram estabelecidos para nortear as discussões: Eixo I – O papel do Estado e garantia do direito à educação de qualidade: Organização e regulação da educação nacional; Eixo II – Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; Eixo III- Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; Eixo IV – Formação e valorização dos profissionais da educação; Eixo V – Financiamento da educação e controle social; Eixo VI – Justiça social, educação e trabalho: Inclusão, diversidade e igualdade.

A conferência é organizada por uma comissão formada por representantes do Ministério da Educação, da Câmara e do Senado, do Conselho Nacional de Educação, das entidades dos dirigentes estaduais, municipais e federais da educação e de todas as entidades que atuam direta ou indiretamente na área da educação.

Últimas Notícias

Vagas no Sine de Três Coroas!

Vagas no Sine de Três Coroas!

Confira as vagas disponíveis no Sine. Trabalhador polivalente de calçados / Auxiliar de corte em calçados / Revisora de solados / Operador de injetora / Operador em indústria têxtil / Auxiliar de eletricista/hidráulica / Técnico em segurança do trabalho / Auxiliar de...

ler mais
Cronograma de podas!

Cronograma de podas!

Pedimos a colaboração de todos para que não depositem entulhos e restos de podas fora das datas de recolhimento. Com o empenho de todos, nossa cidade ficará mais limpa e bonita.

ler mais
As mudas chegaram!

As mudas chegaram!

As mudas que foram encomendadas pelo programa de subsídio de mudas para os agricultores chegaram e estão disponíveis para retirada amanhã, dia 05, das 9h até às 16h. Caso seja necessário, será realizado a entrega no sábado, 06, pela manhã. Lembrando que se tratam das...

ler mais