Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | domingo, 24 de outubro de 2021
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Prefeitura inaugura ginasio poliesportivo

08/07/2009 | Geral

Ginásio Poliesportivo Lisandro Teixeira dos Santos beneficiará a comunidade do Loteamento Eucaliptos.

Em uma solenidade marcada pela presença de pais, professores, alunos e autoridades, a Prefeitura de três Coroas oficializou a abertura do mais novo ginásio esportivo do município. O ginásio poliesportivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ritter foi oficialmente entregue à sociedade três-coroense na noite da última sexta-feira, dia 3 de julho. A inauguração contou com a participação de comandantes municipais e do deputado federal Renato Molling, que visitava a cidade naquele dia.

A edificação fica junto à escola, na Rua das Camélias, número 250, e, segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano, Sublí Dreher, cerca de R$1 milhão foi investido no empreendimento, que chega a ter 1.300 m². A estrutura comporta a prática de esportes e realização de eventos para a comunidade escolar do Loteamento Eucaliptos. Na análise do secretário, um espaço que, como incentivador da prática esportiva, pode ser um aliado na luta do combate às drogas.

No comando da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Tânia Haack elogiou a participação de pais no encontro. “Os pais são os principais beneficiados com esta obra”, declarou ela. Tânia esclareceu ainda que a antiga quadra esportiva da escola foi destinada para uso da escola Dom Pedro II, e que a cobertura foi doada para a utilização da associação daquele bairro.

Diretora da escola, Deise Sperb aproveitou a ocasião para apresentar extra-oficialmente o jingle da escola. Criada pelo músico Tiago Vargas, a composição fala dos laços resultantes do convívio escolar, da amizade e da liberdade proporcionada pelo aprendizado. A diretora declarou receber o ginásio como um presente merecido para toda a comunidade, salientando a importância do espaço para a vida e o desenvolvimento das crianças.

A fundação do Loteamento Eucaliptos também foi motivo de recordação e lembrança entre os presentes. Convidado de honra – já que o espaço levará o nome do seu falecido filho – o ex-prefeito Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho trouxe à memória o empenho da sua administração para fundar o loteamento anos antes, lembrando as parcas condições de habitação da área. “Hoje nós nos sentimos orgulhosos de saber que ajudamos a construir essas coisas bonitas que a gente vê na cidade de Três Coroas, principalmente na área da educação”, afirmou o ex-prefeito. A manifestação foi amparada pelo discurso do prefeito Rogério Grade, o Chéio, que também citou reminiscências de outros tempos. “Acompanhei a luta do Orlando para criar este bairro” declarou Chéio, em seguida.

Ao encerrar o evento, o deputado Renato Molling falou sobre seu orgulho de pertencer à região e de poder representá-la na Câmara Federal. “Embora a gente tenha uma política da qual a gente nem sempre se orgulhe, nós temos que fazer a nossa parte, assim como tem acontecido em Três Coroas”, ponderou Molling. Neste momento, Moling colocou-se à disposição do prefeito para quaisquer projetos que a cidade venha a ter, observando que a diferença partidária não impedirá que ambos trabalhem pela comunidade. Para finalizar a cerimônia, as autoridades se uniram para o descerramento da placa que assinalou a inauguração da obra.

Homenagem

Batizada como Ginásio Poliesportivo Lisandro Teixeira dos Santos, a obra é um tributo ao filho do ex-prefeito Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho e de sua ex-esposa, Marisa Ott. Lisandro Teixeira dos Santos trabalhou no ramo calçadista e, em dezembro de 2006 foi morto durante um assalto à sua loja em Curitiba, onde residia.

Durante sua fala, o ex-prefeito recordou o trabalho que realizou à frente do executivo municipal, um período de doze anos. Por fim, Orlando deixou transparecer a emoção com a homenagem ao filho, compartilhando com o público a dor da saudade. “Tenho certeza de que onde ele estiver está muito feliz por nomear uma obra tão bonita” finalizou o pai, de olhos marejados.

Para o prefeito Chéio, a homenagem é estendida ao próprio Orlando, em gratidão pelo seu trabalho em anos à frente da prefeitura. “Hoje nada seria mais justo do que dar a esta obra o nome do filho daquele que foi o criador do Loteamento Eucaliptos”, explicou Rogério Grade.

O empreendimento

Para a concretização do projeto, o município teve que adquirir uma área anexa à escola, concluindo um total de 1.277 m² de área construída. No total, foram investidos mais de R$ 900 mil reais no empreendimento, concluído há cerca de um mês. A estrutura de dois andares possui quadra poliesportiva com arquibancada, auditório, cozinha e refeitório, palco para eventos e ainda uma sala para reuniões ou projeção de filmes. O espaço será utilizado nas aulas de educação física e outras atividades escolares especiais.

Os alunos também passarão a fazer as refeições no novo prédio. Desta forma, o antigo refeitório será revertido em mais salas de aula. A escola funciona durante os três turnos do dia, atendendo a 640 alunos da educação infantil, Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, a comunidade ao redor da escola também deverá ser favorecida com a conclusão das obras, já que o uso espaço será aberto para participação de moradores em atividades esportivas e sociais do Círculo de Pais e Mestres. Esta é a quinta escola, das dez existentes na cidade, a ter seu próprio ginásio esportivo.

Últimas Notícias

ESCLARECIMENTO!

ESCLARECIMENTO!

A Copa Cidade Verde é um evento que pertence a comunidade de Três Coroas, sendo uma marca do município. Cumpre esclarecer que neste ano foi discutido a realização da Copa Cidade Verde, popularmente conhecida por “Copinha”, entretanto devido a pandemia, o Município...

ler mais
Melhorias em Moreira e Canastra Baixa!

Melhorias em Moreira e Canastra Baixa!

Devido ao desbarrancamento do Rio, em Moreira, nos fundos da Igreja Luterana e do Parque Aquático, estão sendo realizadas melhorias na encosta com pedras grandes, atendendo uma antiga reivindicação da comunidade local. Também foram feitos reparos na estrada geral de...

ler mais
Conversa sobre o Outubro Rosa!

Conversa sobre o Outubro Rosa!

CONVITE! Estamos no Outubro Rosa, e a Secretaria de Saúde e Assistência Social convida as mulheres para uma manhã muito especial! Conversa com a comunidade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce, coleta de citopatológico, café da manhã, entre outras...

ler mais
Patrimônio Cultural será tema de trabalho universitário!

Patrimônio Cultural será tema de trabalho universitário!

O projeto “Desenvolvimento do Turismo no Paranhana – Inventariação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial dos municípios de Parobé e Três Coroas", foi apresentado para a diretora de Cultura da Prefeitura de Três Coroas Carine Setti, no último dia 16. O inventário...

ler mais