Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | sábado, 4 de fevereiro de 2023
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Capacitacao prepara merendeiras em Tres Coroas

19/10/2009 | Geral

Através do aproveitamento de alimentos, servidoras aprendem a criar cardápios saudáveis e econômicos.

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso de aproveitamento integral de alimentos, em Três Coroas. A atividade encerra o programa de ensino ministrado aos servidores de escolas municipais ao longo deste ano. O objetivo é aprimorar o conhecimento para a elaboração de cardápios balanceados e mais nutritivos. Inscrições e informações podem ser solicitadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Rua Mundo Novo, nº 130, ou pelo telefone (51) 3546-1418.

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Três Coroas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar RS), as aulas iniciam no dia 7 de dezembro, no auditório da Smec, às 8h. A capacitação segue pelos dias 8 e 9, ocorrendo no Centro Municipal de Estudos Ambientais de Três Coroas (Estrada Geral de Moreira, 1410). Nestes dias, os alunos terão transporte para o CMEA partindo da Smec.

O programa de ensino permite às serventes e merendeiras explorar os princípios da boa alimentação e práticas culinárias, visando obter o máximo de aproveitamento dos alimentos. Cascas, talos, folhas e sementes são utilizados nas receitas, que incluem desde doces e sobremesas até pratos mais elaborados.

O curso

Na segunda edição do curso de aproveitamento integral de alimentos, realizada em setembro, 17 servidoras participaram das aulas ministradas pela instrutora Iara Bargmann. Economista doméstica, Iara avalia a forma positiva como o curso é recebido pelas alunas. “Elas não imaginavam tudo o que dá para fazer com as partes do alimento que a maioria das pessoas põe no lixo”, conta.

A especialista estima que a atenção para o aproveitamento de alimentos é capaz de reduzir em cerca de 30% as despesas na economia doméstica, além de diminuir o volume do lixo orgânico. “E também é muito mais nutritivo e saudável”, afirma a instrutora, salientando a predominância de preparações cozidas ou assadas, sem adição de gordura.

Formada por mulheres de diferentes faixas etárias, a segunda turma do programa de capacitação aprendeu receitas curiosas, que caíram no gosto geral das alunas. Como a “Pança do Padre”, um doce feito com a casca interna do aipim, e o “Bolo Preguiçoso”, produzido com bagaços de laranja, cenoura e banana. Sequilhos de casca de laranja, bolinho assado de casca de cebola e pão de beterraba foram outras das iguarias aprendidas durante a capacitação.

Durante as 24 quatro horas totais de aula, o curso acabou sendo, ao mesmo tempo, um momento de aprimoramento profissional e de integração entre as mais de 70 mulheres que lidam diariamente com a alimentação de estudantes da rede municipal de ensino de Três Coroas.

Últimas Notícias

Três Coroas terá evento de Motocross!

Três Coroas terá evento de Motocross!

O presidente da Associação Vale do Paranhana de Motociclistas, Marcos Lazaretti esteve na Prefeitura nesta terça-feira, 17. No encontro foram tratados os detalhes sobre a realização da Etapa do Campeonato Brasileiro do Rally de Regularidade de Motocross que ocorrerá...

ler mais
Procurando emprego! Vá até o Sine!

Procurando emprego! Vá até o Sine!

Atendente de farmácia; Atendente de padaria; Auxiliar de açougue; Instalador de placas solares; Montador de divisórias; Operador de caixa; Operador de injetora; Repositor de mercadorias; Trabalhador polivalente de calçados; Vendedor(a) em loja Mais informações a...

ler mais
Bombeiros de Três Coroas recebe viatura!

Bombeiros de Três Coroas recebe viatura!

Administração fez entrega oficial de viatura para Associação Bombeiros Voluntários de Três Coroas (ASBVTC), na terça-feira, dia 10. O patrimônio, que vale R$ 409.900,00, foi resultado da parceria da emenda parlamentar do Deputado Federal Ubiratan Sanderson, através da...

ler mais
Prefeitura de Três Coroas contrata!

Prefeitura de Três Coroas contrata!

As inscrições seguem até 16 de janeiro, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SMED, na Rua Mundo Novo, nº 130, Centro. Edital no link: https://www.trescoroas.rs.gov.br/publicacoes/editais-gerais/

ler mais