Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | terça-feira, 28 de setembro de 2021
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Capacitacao prepara merendeiras em Tres Coroas

19/10/2009 | Geral

Através do aproveitamento de alimentos, servidoras aprendem a criar cardápios saudáveis e econômicos.

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do curso de aproveitamento integral de alimentos, em Três Coroas. A atividade encerra o programa de ensino ministrado aos servidores de escolas municipais ao longo deste ano. O objetivo é aprimorar o conhecimento para a elaboração de cardápios balanceados e mais nutritivos. Inscrições e informações podem ser solicitadas na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Rua Mundo Novo, nº 130, ou pelo telefone (51) 3546-1418.

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Três Coroas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar RS), as aulas iniciam no dia 7 de dezembro, no auditório da Smec, às 8h. A capacitação segue pelos dias 8 e 9, ocorrendo no Centro Municipal de Estudos Ambientais de Três Coroas (Estrada Geral de Moreira, 1410). Nestes dias, os alunos terão transporte para o CMEA partindo da Smec.

O programa de ensino permite às serventes e merendeiras explorar os princípios da boa alimentação e práticas culinárias, visando obter o máximo de aproveitamento dos alimentos. Cascas, talos, folhas e sementes são utilizados nas receitas, que incluem desde doces e sobremesas até pratos mais elaborados.

O curso

Na segunda edição do curso de aproveitamento integral de alimentos, realizada em setembro, 17 servidoras participaram das aulas ministradas pela instrutora Iara Bargmann. Economista doméstica, Iara avalia a forma positiva como o curso é recebido pelas alunas. “Elas não imaginavam tudo o que dá para fazer com as partes do alimento que a maioria das pessoas põe no lixo”, conta.

A especialista estima que a atenção para o aproveitamento de alimentos é capaz de reduzir em cerca de 30% as despesas na economia doméstica, além de diminuir o volume do lixo orgânico. “E também é muito mais nutritivo e saudável”, afirma a instrutora, salientando a predominância de preparações cozidas ou assadas, sem adição de gordura.

Formada por mulheres de diferentes faixas etárias, a segunda turma do programa de capacitação aprendeu receitas curiosas, que caíram no gosto geral das alunas. Como a “Pança do Padre”, um doce feito com a casca interna do aipim, e o “Bolo Preguiçoso”, produzido com bagaços de laranja, cenoura e banana. Sequilhos de casca de laranja, bolinho assado de casca de cebola e pão de beterraba foram outras das iguarias aprendidas durante a capacitação.

Durante as 24 quatro horas totais de aula, o curso acabou sendo, ao mesmo tempo, um momento de aprimoramento profissional e de integração entre as mais de 70 mulheres que lidam diariamente com a alimentação de estudantes da rede municipal de ensino de Três Coroas.

Últimas Notícias

Conselho Tutelar realiza Seminário Intersetorial!

Conselho Tutelar realiza Seminário Intersetorial!

O Seminário Intersetorial sobre o mês de prevenção ao suicídio, promovido pelo Conselho Tutelar, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria de saúde e assistência social, ocorreu no último dia 23. O evento foi transmitido ao vivo e é possível conferir...

ler mais
Captação de recursos para a Rota Panorâmica em pauta!

Captação de recursos para a Rota Panorâmica em pauta!

A Administração Municipal recebeu no último dia 23, o assessor parlamentar do deputado federal Bibo Nunes, Luciano Mirales. No encontro foi conversado a respeito de uma visita do Prefeito Alcindo de Azevedo a Brasília - DF com a finalidade de viabilizar a captação dos...

ler mais
Prefeito e vice participam de reunião na DP de Três Coroas!

Prefeito e vice participam de reunião na DP de Três Coroas!

Nesta quinta-feira, 23, o prefeito Alcindo de Azevedo e o vice-prefeito Irineu Feier estiveram em reunião na Delegacia de Polícia de Três Coroas. O fortalecimento das relações entre a Administração Municipal e Polícia Civil e também o aprimoramento da segurança...

ler mais
Mais melhorias e embelezamento para a nossa cidade!

Mais melhorias e embelezamento para a nossa cidade!

A Administração Municipal segue com o compromisso de realizar melhorias e o embelezamento da nossa cidade. Nos últimos dias foram colocados novos bancos próximo a Rua Coberta, o canteiro central da Avenida Santa Maria recebeu novos vasos com flores e o trenzinho em...

ler mais