Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | terça-feira, 5 de julho de 2022
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Tres Coroas faz investimentos na educacao projetando o futuro e valorizando o passado

17/05/2010 | Geral

Um ar de nostalgia marcou a entrega de duas grandes obras que vão contribuir para a melhoria da educação em Três Coroas. Uma delas é o Plenarinho da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), que foi entregue na sexta-feira, dia 14, e a outra é a ampliação da Escola Balduíno Robinson, inaugurada no dia seguinte. As duas solenidades remeteram a lembranças da história da cidade em muitos dos participantes. 

O Plenarinho da SMEC possui 88,88m², capacidade para 42 pessoas e acesso para cadeirantes. O local servirá para a realização de reuniões, palestras, seminários e atividades culturais. Ele foi construído junto à Secretaria, em um prédio histórico de que já abrigou a primeira prefeitura Três Coroas, a sede do grupamento do Tiro de Guerra, a Câmara de Vereadores, a Secretaria de Obras e, por fim, a SMEC. “Procuramos dar uma característica moderna para o Plenarinho, mantendo as características do prédio”, explicou o secretário de Planejamento e Habitação (SMPH), Subli Dreher. 

Já o novo prédio da Escola Balduíno Robinson possui 807,26m², abrigando cinco salas de aula e seis administrativas, um laboratório de informática equipado com 30 computadores de última geração, dois banheiros e móveis novos, beneficiando 705 alunos. Em cinco anos, a administração Municipal investiu mais de R$ 2 milhões só nesta escola. 

Conforme o prefeito Rogério Grade (PMDB), o Chéio, os investimentos na área da educação têm como objetivo oferecer um futuro melhor para as novas gerações. “A educação no nosso município merece ser fortalecida e várias gerações vão desfrutar disso. Fico muito orgulhoso em ouvir as pessoas de outras cidades elogiarem o nosso trabalho nesta área”, falou Chéio. “Não estamos só erguendo paredes, mas também investido na qualificação profissional”, disse a titular da SMEC, Tânia Haack, ao lembrar que 99% dos professores da escola estão habilitados para o desempenho de suas funções. 

Emocionada, a diretora da escola, Maria Elisabete Petry, tentava encontrar palavras para explicar o que sentia naquele momento. “Meu coração está cheio de alegria. Há 30 anos estou nesta escola vendo-a crescer. Neste tempo vi muitos ex-alunos trazerem seus filhos para estudar e outros virarem professores”, desabafou a diretora. 

A solenidade também contou com a presença de alguns descendentes de Balduíno Robinson, que deu nome à escola. Balduíno era médico homeopata e contribuiu muito para o desenvolvimento de Três Coroas. Um, entre muitos de seus feitos, foi criar a primeira entidade de ensino, que mais tarde se tornou na Escola 12 de Maio. Para isso cedeu um salão da família, que passou a abrigar as salas de aula. 

A filha de Balduíno, Alaíde Robinson Volkart, de 85 anos, participou da solenidade, junto com seus sobrinhos. “Cheguei a estudar na primeira escola da cidade. Hoje estou aqui vendo a escola que recebeu o nome do meu pai ser ampliada. Com certeza ele ficaria muito orgulhoso”, disse tia Iti, como é carinhosamente chamada. 

Após a inauguração foram realizadas várias atividades esportivas e culturais, que se estenderam até o começo da noite. Ao meio dia foi servido almoço para a comunidade, organizado pelos pais que compõem Conselho Escolar.

Últimas Notícias

Prefeitura adquiri micro-ônibus para a Educação!

Prefeitura adquiri micro-ônibus para a Educação!

A Secretaria de Educação e Desporto de Três Coroas – Smed, através da Administração Municipal e recursos do Fundeb, adquiriu um micro-ônibus da marca Marcopolo/Volare para o transporte de alunos. O veículo possui acessibilidade com rampa de acesso e dois espaços...

ler mais
Administração recebe Sindicato Rural!

Administração recebe Sindicato Rural!

A Administração Municipal esteve reunida com os representantes do Sindicato Rural do Vale do Paranhana, entre eles, José Vilmar Gomes e Dankuart Bley dos Santos e com o Supervisor de Assistência Técnica e Gerencial - Ateg do Senar/RS Gelso Dal Bello. O assunto em...

ler mais

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde e Assistência Social, realizou a aquisição de 15 tabletes modelo M-10 da marca Multilaser para os Agentes de Saúde. Os equipamentos foram comprados com recursos federais e irão facilitar o acesso às...

ler mais
Smed participa de palestra de neuropediatria!

Smed participa de palestra de neuropediatria!

As coordenadoras pedagógicas das escolas municipais de educação infantil e fundamental, professores do Atendimento Educacional Especializado - AEE, professores, equipe diretiva e técnicas da escola municipal de educação especial, e ainda a coordenadora da Educação...

ler mais
Administração Municipal recebe empresário!

Administração Municipal recebe empresário!

A Administração Municipal recebeu o empresário Eduardo Perez Nogueira, do Grupo Crisdu e a sua assistente Camila Lopes, na quinta-feira, 9. Falar dos novos investimentos do grupo, em Três Coroas foi o objetivo da visita.

ler mais
Cevs esteve em Três Coroas!

Cevs esteve em Três Coroas!

Representantes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde - Cevs estiveram em Três Coroas para uma avaliação dos números e da situação da dengue no município. As equipes de endemias e da secretaria de Saúde receberam elogios pelo desempenho, pois os casos estão...

ler mais
Patram recebe drone!

Patram recebe drone!

A Patrulha Ambiental - Patram conta, desde hoje, com um drone para auxiliar na realização do trabalho. Na tarde desta quinta-feira, 09, o Soldado José de Freitas Alexsander e o Sargento Getúlio Wild de Morais estiveram reunidos com a Administração Municipal de Três...

ler mais