Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | sábado, 27 de novembro de 2021
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Tres Coroas faz investimentos na educacao projetando o futuro e valorizando o passado

17/05/2010 | Geral

Um ar de nostalgia marcou a entrega de duas grandes obras que vão contribuir para a melhoria da educação em Três Coroas. Uma delas é o Plenarinho da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), que foi entregue na sexta-feira, dia 14, e a outra é a ampliação da Escola Balduíno Robinson, inaugurada no dia seguinte. As duas solenidades remeteram a lembranças da história da cidade em muitos dos participantes. 

O Plenarinho da SMEC possui 88,88m², capacidade para 42 pessoas e acesso para cadeirantes. O local servirá para a realização de reuniões, palestras, seminários e atividades culturais. Ele foi construído junto à Secretaria, em um prédio histórico de que já abrigou a primeira prefeitura Três Coroas, a sede do grupamento do Tiro de Guerra, a Câmara de Vereadores, a Secretaria de Obras e, por fim, a SMEC. “Procuramos dar uma característica moderna para o Plenarinho, mantendo as características do prédio”, explicou o secretário de Planejamento e Habitação (SMPH), Subli Dreher. 

Já o novo prédio da Escola Balduíno Robinson possui 807,26m², abrigando cinco salas de aula e seis administrativas, um laboratório de informática equipado com 30 computadores de última geração, dois banheiros e móveis novos, beneficiando 705 alunos. Em cinco anos, a administração Municipal investiu mais de R$ 2 milhões só nesta escola. 

Conforme o prefeito Rogério Grade (PMDB), o Chéio, os investimentos na área da educação têm como objetivo oferecer um futuro melhor para as novas gerações. “A educação no nosso município merece ser fortalecida e várias gerações vão desfrutar disso. Fico muito orgulhoso em ouvir as pessoas de outras cidades elogiarem o nosso trabalho nesta área”, falou Chéio. “Não estamos só erguendo paredes, mas também investido na qualificação profissional”, disse a titular da SMEC, Tânia Haack, ao lembrar que 99% dos professores da escola estão habilitados para o desempenho de suas funções. 

Emocionada, a diretora da escola, Maria Elisabete Petry, tentava encontrar palavras para explicar o que sentia naquele momento. “Meu coração está cheio de alegria. Há 30 anos estou nesta escola vendo-a crescer. Neste tempo vi muitos ex-alunos trazerem seus filhos para estudar e outros virarem professores”, desabafou a diretora. 

A solenidade também contou com a presença de alguns descendentes de Balduíno Robinson, que deu nome à escola. Balduíno era médico homeopata e contribuiu muito para o desenvolvimento de Três Coroas. Um, entre muitos de seus feitos, foi criar a primeira entidade de ensino, que mais tarde se tornou na Escola 12 de Maio. Para isso cedeu um salão da família, que passou a abrigar as salas de aula. 

A filha de Balduíno, Alaíde Robinson Volkart, de 85 anos, participou da solenidade, junto com seus sobrinhos. “Cheguei a estudar na primeira escola da cidade. Hoje estou aqui vendo a escola que recebeu o nome do meu pai ser ampliada. Com certeza ele ficaria muito orgulhoso”, disse tia Iti, como é carinhosamente chamada. 

Após a inauguração foram realizadas várias atividades esportivas e culturais, que se estenderam até o começo da noite. Ao meio dia foi servido almoço para a comunidade, organizado pelos pais que compõem Conselho Escolar.

Últimas Notícias

E as melhorias seguem no nosso município!

E as melhorias seguem no nosso município!

A proteção de madeira, junto ao deck, ao lado do Rio, na Rua 7 de Setembro, em Sander, a qual tinha uma boa parte destruída, foi restaurada. Também foram revitalizadas as placas de identificação dos bairros.

ler mais
Três Coroas esteve representado no Congressul!

Três Coroas esteve representado no Congressul!

As Conselheiras Tutelares de Três Coroas Marinez Port, Elisangela Freitas Bazotti e Jussara da Rosa Hubner representaram o Conselho Tutelar do município no 11º Congresso Sul Brasileiro de Conselheiros Tutelares dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul...

ler mais
Agende-se e participe!

Agende-se e participe!

Atendimento médico (12 consultas por ordem de chegada)Atendimento odontológico (8 consultas por ordem de chegada)PalestraCafé da manhãVacinação

ler mais
Maus tratos contra animais em pauta!

Maus tratos contra animais em pauta!

O Conselho Gestor do Fundo Municipal dos Direitos dos Animais - Fmda esteve reunido com a Brigada Militar, Polícia Civil e Batalhão Ambiental da Brigada Militar - Patran para tratar de vários assuntos, mas principalmente a respeito das ocorrências de maus tratos...

ler mais
Prefeito e vice prestigiaram a Feira Zero Grau!

Prefeito e vice prestigiaram a Feira Zero Grau!

O prefeito Alcindo de Azevedo e o vice-prefeito Irineu Feier prestigiaram a Feira Zero Grau, que ocorreu em Gramado, dos dias 15 a 17/11. O evento reúne os principais lojistas brasileiros, personalidades do mundo dos calçados e acessórios, além das grandes indústrias...

ler mais
Natal na cidade verde!

Natal na cidade verde!

A Administração Municipal e as entidades de nossa cidade se uniram e apresentam o Natal na Cidade Verde, com decoração, iluminação e programação cultural. Saiba mais acessando www.visitetrescoroas.com.br

ler mais
Secretaria promove econtro com os serventes escolares!

Secretaria promove econtro com os serventes escolares!

Nos dias 10 e 12 de novembro, o Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação e Desporto realizou um evento, no Sesi, para os serventes escolares da rede municipal de educação. Foram passadas informações indispensáveis sobre a merenda escolar e a limpeza das...

ler mais