Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Criancas com dificuldade de aprendizagem recebem atendimento especializado

01/07/2010 | Geral

Oferecer um acompanhamento psicológico e pedagógico a estudantes com dificuldades de aprendizagem é um dos propósitos do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), disponibilizado pela prefeitura através da Secretaria de Educação e Cultura de Três Coroas (SMEC). O programa foi criado há um ano e atualmente atende mais de 90 crianças.

Através de brincadeiras e entrevistas lúdicas, utilizando jogos e brinquedos especiais, as crianças usam as suas potencialidades para enfrentar as dificuldades de aprendizagem e também do dia-a-dia. “Elas aprendem por meio das brincadeiras. É uma forma de aprendizado lúdico,” disse a psicopedagoga Susana Stahl.

Segundo a psicóloga Roberta Ruppenthal, vários fatores podem influenciar ou desencadear as dificuldades de aprendizagem em um aluno. “Elas podem ter uma origem genética, psicológica ou social. Essa criança pode ter um problema auditivo ou ser vítima de algum tipo de violência,” exemplifica a psicóloga.

De acordo com ela, na maioria das vezes são os professores que detectam o problema em sala de aula, mas os pais também podem detectar alguma anormalidade caso as crianças expressem sinais de inquietude, insônia ou excesso de sono, irritabilidade, agressividade, falta de concentração e reprovação escolar.

O NAEE conta com uma equipe formada por uma psicóloga clínica, uma psicopedagoga, uma especialista em educação especial e quatro estagiários, que atuam individualmente ou de forma integrada, de acordo com cada caso. O programa também conta com uma rede de apoio da área da saúde, do Conselho Tutelar, entre outros. “Se preciso encaminhamos o estudante à especialista da saúde, como fonoaudiólogos e neurologistas,” explica a especialista em educação especial, Marinês Fey.

Os atendimentos ocorrem na Escola Cândido Rondom, mas o serviço é oferecido aos alunos de toda a rede municipal, sempre no turno inverso ao das aulas, inclusive à noite. Em breve o espaço físico do núcleo será ampliado, passará a contar com três salas de atendimento.

Últimas Notícias

Alunos da APAE realizam exposição!

Alunos da APAE realizam exposição!

Em novembro os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Krummenauer/APAE, da turma de Convivência, auxiliados pela professora Raquel Schell, realizaram a exposição “CORES”.Com a proposta pedagógica de envolver Arte e Tecnologia, inicialmente...

ler mais
Bombeiros de Três Coroas tem novo caminhão

Bombeiros de Três Coroas tem novo caminhão

A Administração Municipal realizou a entrega do novo caminhão de bombeiros para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Três Coroas, na última segunda-feira, 29, adquirido com recursos próprios. O caminhão, da marca Volkswagen, modelo 16-220 Worker, ano 2002, tem...

ler mais
Administração recebe empresários!

Administração recebe empresários!

Na manhã da última segunda-feira, a Administração Municipal recebeu os empresários Dirlei Zapani e Eduardo Brinstrop. No encontro foi conversado sobre o protocolo realizado pelos empresários solicitando apoio da Prefeitura para a instalação da empresa no Polo...

ler mais
Pedal das Luzes!

Pedal das Luzes!

Evento organizado pelo grupo de ciclismo ILUDIDOS_MTB, ocorreu na última sexta-feira, com saída da frente da Prefeitura, na presença do prefeito Alcindo de Azevedo, junto da sua esposa Joana. O vice-prefeito Irineu Feier também esteve presente. Aproximadamente 50...

ler mais
Agricultura recebe novo maquinário!

Agricultura recebe novo maquinário!

A Administração Municipal adquiriu com recursos próprios, uma Colhedora de Forragens (Ensiladeira) de 12 facas. O equipamento será usado pela Secretaria de Agricultura, e foi entregue na tarde desta sexta-feira, 26.

ler mais