Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | terça-feira, 4 de outubro de 2022
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Criancas com dificuldade de aprendizagem recebem atendimento especializado

01/07/2010 | Geral

Oferecer um acompanhamento psicológico e pedagógico a estudantes com dificuldades de aprendizagem é um dos propósitos do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (NAEE), disponibilizado pela prefeitura através da Secretaria de Educação e Cultura de Três Coroas (SMEC). O programa foi criado há um ano e atualmente atende mais de 90 crianças.

Através de brincadeiras e entrevistas lúdicas, utilizando jogos e brinquedos especiais, as crianças usam as suas potencialidades para enfrentar as dificuldades de aprendizagem e também do dia-a-dia. “Elas aprendem por meio das brincadeiras. É uma forma de aprendizado lúdico,” disse a psicopedagoga Susana Stahl.

Segundo a psicóloga Roberta Ruppenthal, vários fatores podem influenciar ou desencadear as dificuldades de aprendizagem em um aluno. “Elas podem ter uma origem genética, psicológica ou social. Essa criança pode ter um problema auditivo ou ser vítima de algum tipo de violência,” exemplifica a psicóloga.

De acordo com ela, na maioria das vezes são os professores que detectam o problema em sala de aula, mas os pais também podem detectar alguma anormalidade caso as crianças expressem sinais de inquietude, insônia ou excesso de sono, irritabilidade, agressividade, falta de concentração e reprovação escolar.

O NAEE conta com uma equipe formada por uma psicóloga clínica, uma psicopedagoga, uma especialista em educação especial e quatro estagiários, que atuam individualmente ou de forma integrada, de acordo com cada caso. O programa também conta com uma rede de apoio da área da saúde, do Conselho Tutelar, entre outros. “Se preciso encaminhamos o estudante à especialista da saúde, como fonoaudiólogos e neurologistas,” explica a especialista em educação especial, Marinês Fey.

Os atendimentos ocorrem na Escola Cândido Rondom, mas o serviço é oferecido aos alunos de toda a rede municipal, sempre no turno inverso ao das aulas, inclusive à noite. Em breve o espaço físico do núcleo será ampliado, passará a contar com três salas de atendimento.

Últimas Notícias

Serviço de Inspeção Municipal!

Serviço de Inspeção Municipal!

Muitas são as vezes durante o ano que temos pequenas enfermidades que nos deixam debilitados por alguns dias. Você sabia que isso pode estar relacionado à alimentos contaminados? Os Serviços de Inspeção são quem garantem que os produtos de origem animal cheguem à sua...

ler mais
Ação alusivo ao Agosto Lilás!

Ação alusivo ao Agosto Lilás!

A Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou na sexta-feira, 19, uma ação de entrega de folhetos alusivos ao Agosto Lilás, mês de conscientização a violência contra a mulher. Os servidores do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e do Centro de...

ler mais
Renovação de contrato com escola em pauta!

Renovação de contrato com escola em pauta!

A renovação de contrato para a utilização do prédio da antiga Escola Luterana onde funciona a Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela do Saber foi pauta da reunião entre a Administração Municipal e representantes da Igreja Luterana.

ler mais
Reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor!

Reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor!

Na tarde da quarta-feira, 17, ocorreu, na sede da Prefeitura, reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor. O Conselho é formado por representantes da sociedade civil e membros da Administração Municipal. No encontro, foram tratados sobre as atualizações e...

ler mais
III Fórum Gramado de Estudos Turísticos!

III Fórum Gramado de Estudos Turísticos!

O diretor de Turismo Cristian Krummenauer está participando do o III Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que ocorre em Gramado. O evento tem como tema “A criatividade conectada ao turismo” e contará com palestras, painéis e conversas com grandes profissionais do...

ler mais