A cidade de Três Coroas sediou nesta quinta-feira, dia 23, um encontro com os coordenadores da Defesa Civil de 11 municípios. Esta é a quinta vez que o grupo se reúne. Em cada uma delas, o coordenador do município anfitrião apresenta um diagnóstico da sua cidade aos colegas.
O levantamento contém informações sobre o clima, localização, histórico de ocorrências, logística, estrutura de veículos e equipamentos e grupos de articulação social, entre outras. Os dados deverão compor um plano regional que será utilizado em situações de emergência e também para a captação de recursos que auxiliem ações de prevenção e socorro nos casos de desastres naturais.
A apresentação do diagnóstico foi feita pelo bombeiro voluntário e coordenador Municipal da Defesa Civil, Augusto Dreher. “Esta articulação vai nos auxiliar muito, pois através de uma ação conjunta podemos ter mais êxito na busca de suporte junto ao governo federal e estadual. Além disso, ela também nos permitirá conhecer a estrutura de cada município e de que maneira um pode ajudar o outro”, explicou Dreher.
Para o prefeito Rogério Grade, o engajamento de todos é fundamental para o sucesso do projeto. “Não devemos tratar o Vale do Paranhana apenas como uma região, mas sim como uma grande cidade. Devemos continuar unidos e auxiliando uns aos outros. Se não fosse esta união, Três Coroas não teria se recuperado da enchente que atingiu o município em janeiro deste ano”, ressaltou Chéio.
Após as apresentações, ocorreu uma palestra com o professor universitário, Dr. Roberto Naime. Ele falou de geologia, da gênese e suas características. Estiveram representadas no evento as cidades de Caraá, Rolante, Riozinho, Santo Antonio da Patrulha, Taquara, Parobé, Igrejinha, Gramado, Canela e São Francisco de Paula.