Promover ações ambientais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida e conscientizar as pessoas de que pequenas ações fazem a diferença, são alguns dos objetivos do Projeto Dia de Sol.
Através dele, nove escolas municipais de Três Coroas desenvolvem diferentes oficinas e ações que propõem um desenvolvimento sustentável, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar. Na Escola Rui Barbosa, por exemplo, os estudantes do 4º ano estão aprendendo a reaproveitar sacos de ráfia e de ração para produzir sacolas ecológicas.
Os estudantes trazem a matéria prima de casa, evitando que ela vá para o lixo, ou que acabe poluindo o rio que corta a localidade onde moram. Na sala de aula eles cortam, pintam, costuram e customizam o material, até ele ganhar forma.
De acordo com a professora Ana Raquel Nazário, o próximo passo será formar uma cooperativa para a comercialização das Bag Planet, como foram batizadas. Segundo ela, a iniciativa objetiva conscientizar a população quanto ao uso excessivo das sacolinhas plásticas, que causam um enorme impacto ambiental.
O Projeto Dia de Sol também envolve as escolas Aquarela do Saber, Duque de Caxias, Águas Brancas, Eduardo Krummenauer/APAE, Fernando Ferrari, Bem-Me-Quer, Amiguinhos, Dom Pedro II e Balduino Robinson.
Ele resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC) e o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.