Justificando o título de Cidade Verde dado a cidade em que moram, alunos das turmas de segundo ano da Escola Municipal Duque de Caxias estão desenvolvendo um trabalho de cultivo de árvores nativas em Três Coroas.
O projeto, intitulado Muda Nativa, trabalha o processo de preparação e manejo de um berçário de sementes e mudas, que serão cultivadas e plantadas em áreas degradas. Através dele, os estudantes aprendem na teoria e na prática a conhecer as espécies que compõem a flora da região e o ecossistema em que está inserida.
Para isso, eles coletam as sementes, as identificam antes de serem plantadas e acompanham todo o desenvolvimento da planta. Depois as mudas são distribuídas na comunidade escolar, para que sejam transplantadas.
De acordo com o professor Leandro Borges, que coordena o projeto, o conteúdo ministrado na prática se torna mais atrativo para os jovens. “É algo que os envolve muito. Eles têm curiosidades e querem aprender cada vez mais”, disse Borges.
A mesma constatação foi feita pela bióloga Ikki Santos, que acompanhou um passeio realizado em uma trilha ecológica no Centro Municipal de Estudos Ambientais. “As crianças se divertiram encontrando as sementes e identificando as árvores. É uma forma de conscientização prazerosa”, observa.
A iniciativa integra um projeto maior que se chama Dia de Sol, que é resultado de uma parceria entre o Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas e a Prefeitura Municipal.
Ele é desenvolvido em nove escolas municipais, que realizam oficinas e ações que propõem um desenvolvimento sustentável, de acordo com a realidade de cada comunidade escolar.