Um levantamento feito pela Prefeitura de Três Coroas revelou que em três anos os repasses feitos pela Administração Municipal à Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel devem chegar a R$ 3.840.618,00.
A quantia está sendo repassada mensalmente através de convênios, que nesta gestão iniciaram em janeiro de 2009 e que vencem em dezembro de 2011, quando deverão ser renovados.
Os valores correspondem a 50% da arrecadação da casa de saúde. Eles são utilizados em despesas de internações, plantão clínico e pediátrico, médicos especialistas, baixas hospitalares, atenção básica, entre outros. A verba que não for totalmente gasta com esses serviços poderão ser gastos na aquisição de equipamentos, manutenção e conservação dos já existentes.
Segundo o prefeito Rogério Grade (Chéio) a prefeitura tem feito a sua parte, garantindo bons recursos para a entidade hospitalar. “Na região, somos a prefeitura que mais repassa verba para um hospital, mesmo ele não sendo municipalizado. Nos últimos três anos, nós destinamos em média R$ 106 mil por mês”, enfatiza Chéio.
Conforme a administradora da entidade, Zilda Tizian, a parceria com o município é fundamental para o funcionamento do hospital. “Sem esse auxílio nós estaríamos de portas fechadas. Os convênios são flexíveis e podemos atualizá-los periodicamente. Com o SUS, por exemplo, não existe essa negociação”, explica Zilda.
Recentemente a prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores mais dois convênios que possibilitam a ampliação de recursos para a fundação hospitalar. Eles dependem da aprovação dos legisladores municipais.