O tema Meio Ambiente pautou a 2ª reunião dos Diálogos de Integração, realizada na quarta-feira, dia 26, em Três Coroas. Promovido pela Agenda Paranhana 2020, através da CICS-VP e da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana (Ampara), com o apoio da Faccat e da Associação do Comércio Indústria e de Serviços (ACISA), o evento também reuniu prefeitos da região e representantes de entidades e da comunidade para discutir e formalizar um protocolo de intenções.
O prefeito Rogério Grade (Chéio), anfitrião do evento, elogiou a iniciativa da Agenda 2020 em promover os encontros e se disse lisonjeado por Três Coroas ser escolhida para debater o tema. “Essa é uma grande iniciativa, por debater uma questão de tamanha importância. A nossa cidade é uma referência nessa temática e nos sentimos honrados em ser sede desse encontro. Essa deve ser uma causa de todos e devemos trabalhar em conjunto, independente de partidos”, disse Chéio.
Foram convidados para palestrar o engenheiro agrônomo com especialização em ecologia humana, Arno Kaiser, que é técnico do Departamento Agrossilvipastoril da Fepam e presidente do Comitê Sinos, e a bióloga com MBA em Gestão Ambiental, Viviane Diogo, que é secretária do Meio Ambiente de São Leopoldo.
Antes de iniciar a palestra dos convidados, foi exibido um vídeo com os trabalhos ambientais desenvolvidos pelo Sindicato das Indústrias de Três Coroas. Logo em seguida os diálogos foram abertos e os convidados que compuseram a mesa se manifestaram sobre o tema.
Kaiser falou a respeito da gestão dos recursos hídricos e dos mecanismos de fiscalização e gestão dos recursos naturais. Ele também provocou a reflexão dos participantes, com questões referentes à educação ambiental, principalmente entre os adultos.
Já Viviane abordou a questão do saneamento básico, com base em suas experiências junto ao Consórcio Pró-Sinos, do qual já foi diretora. Ela falou das vantagens do consórcio para os municípios da bacia, como o ganho ambiental e a melhor gestão das estruturas instaladas.
Após as palestras, foi aberto um espaço para perguntas e contribuições. Por fim, foi gerado um protocolo de intenções que os promotores se comprometeram em aplicar.
Os Diálogos de Integração são realizados bimestralmente, fazendo um rodízio entre os municípios, com um tema diferente a cada encontro, tendo como base as propostas da Agenda 2020 e os projetos bem sucedidos nos municípios que integram a Ampara.
O presidente da CICS-VP, Roger Ritter, destacou a importância dos encontros e principalmente a necessidade da participação da comunidade, em especial dos gestores e legisladores municipais. “Desde a criação da Agenda 2020 lutamos pela construção de uma região de primeiro mundo e os prefeitos da AMPARA abraçaram essa causa. Para isso temos de debater os temas propostos e criar um ambiente de participação. Só que é necessária também uma maior participação dos vereadores, pois são eles que aprovam as leis dos municípios”, enfatizou Ritter.
A próxima edição dos Diálogos de Integração deverá ocorrer no mês de outubro, em Igrejinha. O tema debatido será saúde.
Orquestra Huberto Schmitt Müller na SICC.
A Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller apresentou-se no dia 22, na abertura do Salão Internacional do Couro e Calçado - SICC O convite partiu da empresa organizadora do evento, Merkator. O SICC ocorre no Serra Park, em Gramado, até 24 de maio 25 estudantes...