Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | sábado, 21 de maio de 2022
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Três Coroas se mobiliza para impedir construção de hidrelétrica no Rio Paranhana

14/02/2019 | Geral

A Prefeitura de Três Coroas encaminhou ao Ministério Público um Termo de Informação, repudiando a intenção de um empreendedor de construir uma Pequena Centra Hidrelétrica (PCH) no Rio Paranhana. No documento, a Administração Municipal manifestou preocupação com os impactos ambientais e sociais que o empreendimento representa à cidade. 
Em resposta a demanda o promotor de Três Coroas, Dr. Daniel Ramos Gonçalves, abriu o procedimento número 01908.000.449/2018.
Recentemente, Três Coroas tomou conhecimento de que tramitou na Prefeitura de Canela a avaliação de um estudo ambiental para a construção de um PCH em um trecho do Rio Paranhana no município de Canela, próximo à divisa com Três Coroas.
No documento a Prefeitura de Três Coroas argumenta que a obra, além de ser uma agressão ao Meio Ambiente, afetará diretamente também a prática esportiva e turística de atividades aquáticas, como por exemplo, o rafting. Hoje, o rafting é um dos dois principais atrativos turísticos de Três Coroas. A atividade movimenta a economia local, gera empregos e indiretamente beneficia outros setores, como os de alimentação e hospedagem. 
Três Coroas ostenta com o orgulho o título de Cidade Verde, devido à preservação de suas características naturais. O município também vê no turismo ecológico e de aventura uma grande alternativa econômica, já que hoje o município é totalmente dependente da produção de calçados.
O prefeito de Três Coroas, Orlando Teixeira, esteve reunido no final do ano passado com engenheiros da CEE. Segundo os técnicos, hoje há oferta suficiente de energia elétrica na região e que não existe necessidade de se construir novas hidrelétricas. De acordo com os engenheiros, se a energia produzida atualmente não fosse suficiente para atender a uma demanda, outra matriz energética de menor impacto poderia ser adotada, como a produção eólica, por exemplo. 
A prefeitura também está discutindo com empresários do turismo e a comunidade, meios de impedir a construção de uma nova hidrelétrica no Rio Paranhana. Há poucos dias, o secretário Municipal de Planejamento Urbano, Eduardo Kellerman, acompanhou uma comitiva em uma audiência na Secretária Estadual de Turismo, para tratar do tema.
Conforme informações do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (COMITESINOS) o processo está na esfera municipal, da Prefeitura de Canela, que ainda não se manifestou oficialmente. Devido à escassez de informações, o município de Três Coroas só poderá tomar medidas contra a construção da PCH a partir do momento em que a pauta for oficializada nos demais órgãos de fiscalização e controle.
Por enquanto, resta à Prefeitura de Três Coroas manifestar previamente a sua posição junto ao Ministério Público, assim como apoiar a mobilização da população.

Últimas Notícias

Novas empresas para o polo insdustrial!

Novas empresas para o polo insdustrial!

Na quinta-feira, 19, foi assinada a documentação entre a Administração Municipal e o empresário Jânio Blanco para a instalação de duas empresas no polo industrial de Três Coroas. Trata-se de uma distribuidora de produtos agropecuários e uma indústria química. As duas...

ler mais
Prefeito Alcindo recebe empresário!

Prefeito Alcindo recebe empresário!

Na tarde desta quarta-feira, 18, o prefeito Alcindo de Azevedo recebeu o empresário três-coroense Armando Ferenz em seu gabinete. Armando veio apresentar o plano de expandir os negócios da sua empresa em Três Coroas.

ler mais
Córrego em Linha Café recebe atenção!

Córrego em Linha Café recebe atenção!

Em Linha Café, na Rua Kaiser, no loteamento ao lado do antigo sítio da Laruse, um córrego que causava transtornos aos moradores locais em dias de chuva recebeu atenção. Na ação, foi realizada limpeza, alargamento e mais profundidade ao canal. Também foram retirados...

ler mais
Confira as vagas de emprego!

Confira as vagas de emprego!

Mais informações a respeito das vagas, no FGTAS/SINE. Leve carteira de trabalho ou documento de identificação. Rua Luís Volkart, 115 sala 1 (junto ao Ginásio Municipal) Horário: 8h às 15h Vagas Fgtas/Sine Apontador de calçados Acabador de calçados Aplicador de adesivo...

ler mais
Participe do Dia do Desafio!

Participe do Dia do Desafio!

A Prefeitura Municipal de Três Coroas convida entidades, empresas e comércio locais para participar do DIA DO DESAFIO! É tempo de mexer o corpo, de desafiar-se e, por que não, de colocar-se no lugar do outro. Neste ano, SESC propôs como atividade corporativa o Desafio...

ler mais
Cursos gratuitos para o mês de junho!

Cursos gratuitos para o mês de junho!

Parceria entre Senar/RS e Prefeitura Municipal Centro Municipal de Cultura Remitto René Haack de Três Coroas Inscrições na Sala do Empreendedor - Rua Luis Volkart, 115, junto ao Ginásio Municipal, ao lado do Sine. Fone: (51)3546-3920, com Liane Eletricista - 27/06 a...

ler mais