Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | sábado, 4 de dezembro de 2021
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Rio Paranhana poderá ter três hidrelétricas

12/03/2019 | Geral

Na tarde da última sexta-feira (8) ocorreu uma reunião na Câmara de Vereadores de Três Coroas para discutir a possível construção de uma Central Geradora Hidráulica (CGH) no Rio Paranhana.
A atividade contou com a participação de vereadores e representantes do poder executivo do município anfitrião e também das cidades de Igrejinha e Canela, além da comunidade em geral.
A obra poderá ser realizada em um trecho do rio que fica em território canelense, porém ela tem gerado preocupação e rejeição na população dos municípios vizinhos que ficam na parte baixa do Paranhana.
O empreendimento irá gerar danos ao Meio Ambiente e afetar diretamente a prática esportiva e turística de atividades aquáticas, como por exemplo, o rafting e a canoagem. Os impactos no turismo e os riscos que uma obra dessas representa para as comunidades ribeirinhas também pesam contra a construção.
O andamento e os detalhes do processo para muitos ainda é desconhecido. Para esclarecer as duvidas, participou da reunião o engenheiro responsável pelo projeto, Camille Nassar, que trabalha para a CGH Espírito Santo, empresa empreendedora que foi criada há apenas seis meses.  
Ele falou do projeto e respondeu perguntas. De acordo com o engenheiro, o objeto em discussão é a construção de uma CGH. Mas quando questionado, revelou a intenção de se construir mais outra hidrelétrica próximo ao Brasil Rafting e também reativar a Barragem das Laranjeiras.
Segundo o Portal da Folha, veículo de comunicação da cidade de Canela, após a reunião de sexta-feira passada o engenheiro Nassar informou que os motivos que impediam a exploração de Laranjeiras não existiam mais.
A Prefeitura de Três Coroas vem se manifestando contra ao projeto e já encaminhou ao Ministério Público uma carta de repúdio à construção da hidrelétrica.
No dia 1º de abril ocorrerá uma Audiência Pública no município sobre as barragens do Sistema Salto, em que será abordado o assunto.

Últimas Notícias

Alunos da APAE realizam exposição!

Alunos da APAE realizam exposição!

Em novembro os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eduardo Krummenauer/APAE, da turma de Convivência, auxiliados pela professora Raquel Schell, realizaram a exposição “CORES”.Com a proposta pedagógica de envolver Arte e Tecnologia, inicialmente...

ler mais
Bombeiros de Três Coroas tem novo caminhão

Bombeiros de Três Coroas tem novo caminhão

A Administração Municipal realizou a entrega do novo caminhão de bombeiros para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Três Coroas, na última segunda-feira, 29, adquirido com recursos próprios. O caminhão, da marca Volkswagen, modelo 16-220 Worker, ano 2002, tem...

ler mais
Administração recebe empresários!

Administração recebe empresários!

Na manhã da última segunda-feira, a Administração Municipal recebeu os empresários Dirlei Zapani e Eduardo Brinstrop. No encontro foi conversado sobre o protocolo realizado pelos empresários solicitando apoio da Prefeitura para a instalação da empresa no Polo...

ler mais
Pedal das Luzes!

Pedal das Luzes!

Evento organizado pelo grupo de ciclismo ILUDIDOS_MTB, ocorreu na última sexta-feira, com saída da frente da Prefeitura, na presença do prefeito Alcindo de Azevedo, junto da sua esposa Joana. O vice-prefeito Irineu Feier também esteve presente. Aproximadamente 50...

ler mais
Agricultura recebe novo maquinário!

Agricultura recebe novo maquinário!

A Administração Municipal adquiriu com recursos próprios, uma Colhedora de Forragens (Ensiladeira) de 12 facas. O equipamento será usado pela Secretaria de Agricultura, e foi entregue na tarde desta sexta-feira, 26.

ler mais