Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | sexta-feira, 26 de abril de 2024
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

0800 000 8932

Localização

Três Coroas RS

Prefeitura de Três Coroas contesta que projeto de hidrelétricas no Paranhana seja boato

05/04/2019 | Geral

Na segunda-feira, dia 1º de abril, Três Coroas sediou uma audiência pública que tratou da situação do Sistema Salto de Usinas, que engloba as barragens da Divisa, Blang, Salto, Bugres, Canastra, Toca, Passo do Inferno e Laranjeiras. Já a discussão em torno da construção de novas hidrelétricas no Rio Paranhana ficou em segundo plano e foi abordada de forma superficial.
Para os três-coroenses e também para os moradores das cidades do Vale do Paranhana, a Barragem das Laranjeiras, popularmente chamada de usina abandonada, e a realização de estudos para a construção de novas hidrelétricas no Rio Paranhana têm gerado muita preocupação.
O evento foi promovido pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e contou com a participação de autoridades estaduais e municipais.
O diretor de Geração e de Transmissão da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Jorge Paglioli Jobim, falou que o sistema de segurança das barragens é um tema atual, que nenhuma das barragens que compõem o Sistema Salto apresentou problemas e que existem mecanismos que garantem a segurança das mesmas.
Sobre os temores em relação à Barragem das Laranjeiras, o secretário Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos, disse que ela é do estado e que não há interesse por parte do governo estadual em ativa-la. Segundo ele existe um laudo produzido em 2017 que atesta a segurança da barragem e que o mesmo deverá ser de acesso público. 
Quando questionado pelo público sobre a possibilidade de construção de novas hidrelétricas no Paranhana, Lemos disse que não há nada tramitando nesse sentido na esfera estadual, mais precisamente na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (FEPAM).
O deputado Estadual Dalciso de Oliveira, que propôs e mediou a audiência, minimizou a questão, dizendo tratar-se apenas de boatos.
Por outro lado, compondo a mesa de autoridades, estava o secretário de Administração de Canela, Governança, Planejamento e Gestão de Canela, Paulo Nestor Tomasini, que no dia 2 de outubro de 2018 assinou o protocolo de número 11591, que autorizou a empresa Espírito Santo Geração de Energia Elétrica LTDA, a realizar estudos de viabilidade para a construção de uma hidrelétrica no Paranhana.
Na época, Tomazini respondia pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana. 
Os estudos já iniciaram e há um vídeo que mostra os trabalhos de perfuração do solo nas margens do rio. O próprio engenheiro Camille Nassar, da Espírito Santo Geração de Energia Elétrica LTDA, empresa que pretende construir a hidrelétrica, estava na plateia da audiência pública e não se manifestou a respeito do assunto, assim como secretário Tomasini.
O mesmo engenheiro já havia falado na Câmara de Vereadores de Três Coroas da sua intenção de construir uma hidrelétrica próxima à divisa com Canela e revelou que também pretende construir uma segunda em outra parte do rio, além de ativar e explorar a Barragem das Laranjeiras.
Poucas horas antes da audiência pública, a Espírito Santo Geração de Energia Elétrica LTDA protocolou em Três Coroas um pedido de reunião com administração municipal, para formalizar a proposta de prospecção de um projeto de hidrelétrica no Rio Paranhana. 
Diante destes fatos, o prefeito de Três Coroas diz que ficou perplexo com a afirmação de que o assunto é fruto da imaginação das pessoas e que tudo não passa de boatos.
“Temos a assinatura de um secretário municipal autorizando os estudos, temos a imagem da perfuração do solo junto à mata ciliar e temos o engenheiro autor do projeto das hidrelétricas. Isso não são boatos e nem fruto da imaginação das pessoas. O que falta para sermos levados a sério? Saí dessa audiência do mesmo jeito que cheguei, sem essa explicação”, disse o prefeito Orlando Teixeira.
O três-coroense Fábio Ruppenthal, participou da audiência e leu um manifesto de repúdio ao projeto das hidrelétricas. Questionado, ele disse que há muitas coisas a serem esclarecidas. “Achei importante o que foi falado sobre o Sistema Salto. As pessoas compareceram, mas ainda há dúvidas em relação aos novos empreendimentos. Tem coisas não esclarecidas e muitas dúvidas no ar”, falou.

Últimas Notícias

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES!

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES!

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES! Todas as informações e documentos necessários estão no site da Prefeitura, em Publicações, Editais Gerais, no EDITAL 004/2024https://www.trescoroas.rs.gov.br/.../Edital-004-2024... Inscrições: 25/01 a 30/04 DÚVIDAS: (51)...

ler mais
Nossos sentimentos à família da Profe Marga

Nossos sentimentos à família da Profe Marga

Com pesar, a Administração Municipal de Três Coroas decreta luto oficial em virtude do falecimento da Professora Margarete Rosangela Thome Maboni, carinhosamente conhecida por todos como Profe Marga. Por mais de duas décadas, ela desempenhou um papel fundamental como...

ler mais
Três Coroas se prepara para receber a Páscoa

Três Coroas se prepara para receber a Páscoa

Quando o trabalho é coletivo, feito com amor e reconhecido pela comunidade, ele é benéfico para quem produz e para quem usufrui. Assim está Três Coroas, colorida e alegre para receber a Páscoa na Cidade Verde, envolvendo entidades, igrejas cristãs e Atelier Municipal...

ler mais
Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo

Atenção fazedores de cultura! Segue a publicação do resultado preliminar dos proponentes inscritos no edital PAULO GUSTAVO DEMAIS ARTES TRÊS COROAS! https://drive.google.com/.../1lfevVzLEUS1gMMZvcnc.../view... Nos próximos três dias é o prazo de recurso, que deve ser...

ler mais
Feira UGART

Feira UGART

Nos dias 22 e 23 de março Três Coroas esteve presente na estante da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, na 38ª Feira de Negócios Turísticos UGART em Porto Alegre. Ter o diretor de Turismo, Cristian Krummenauer, presente no evento mostra o...

ler mais
Aulão do Dia da Mulher

Aulão do Dia da Mulher

No dia 14 de março, aconteceu o aulão especial do Dia da Mulher, promovido pela Professora Daniele Binotto em parceria com o Projeto Esporte para Todos e Secretaria de Saúde do município. Esse dia especial, contou com mais de 70 mulheres pertencentes aos grupos de...

ler mais
Pular para o conteúdo