Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | sábado, 4 de fevereiro de 2023
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Expofeira mantem viva a história agrícola de Três Coroas

29/07/2019 | Geral

Para celebrar o Dia do Colono, a Prefeitura de Três Coroas realizou no último final de semana a 23ª Expofeira de Produtos Coloniais. Milhares de pessoas prestigiaram os dois dias de atividades, que contou com o melhor do que é produzido pelos agricultores do município.
Durante o evento foram comercializadas frutas, verduras, legumes, pães, cucas e embutidos, oriundos da agricultura familiar. Além disso, teve desfile de tratores e carretinhas, venda de artesanato local, máquinas e equipamentos agrícolas, assim como o tradicional café da manhã colonial e almoço típico e diversos shows musicais.

Um dos espaços mais visitados foi onde estavam expostos os animais. Havia gado bovino, ovelhas, cabras, pássaros, aves e coelhos. Também foram expostas ferramentas antigas fabricadas e utilizadas por colonos.
Para a aposentada Terezinha Zimmer, de 62 anos, os objetos trouxeram a tona lembranças da infância. “Fui criada na roça e trabalhei de tamanquinho na geada. Meu pai utilizava ferramentas como estas expostas. Ele mesmo fazia as suas ferramentas. Mais tarde deixei a colônia e vim para a cidade trabalhar nas fábricas de sapato. A Expofeira me traz boas recordações”, disse ela.

O prefeito Orlando Teixeira também se lembrou do passado colonial do município. “Em maio nossa cidade completou 60 anos de emancipação. As primeiras famílias que chegaram aqui se dedicaram à agricultura. Assim como eu, muitas das pessoas que vivem na cidade vieram ou tiveram pais que trabalharam na colônia. Isso ainda é muito presente na nossa cultura. Hoje temos aqui na Expofeira pelo menos 45 produtores comercializando o que é plantado aqui, na nossa terra. Graças a essas pessoas temos comida em nossos pratos. O homem do campo merece todo o nosso respeito e gratidão”, falou Orlando.

A 23ª Expofeira de Produtos Coloniais foi realizada em uma estrutura montada em torno do Centro de Cultura Remitto René Haack. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vilmar Port, agradeceu a todos os envolvidos. “Muito obrigado aos agricultores que trabalharam muito para estar aqui, a comunidade que participou em peso e a todas as pessoas que se empenharam para que esse evento acontece-se. Sou grato a todos vocês”.

Últimas Notícias

Três Coroas terá evento de Motocross!

Três Coroas terá evento de Motocross!

O presidente da Associação Vale do Paranhana de Motociclistas, Marcos Lazaretti esteve na Prefeitura nesta terça-feira, 17. No encontro foram tratados os detalhes sobre a realização da Etapa do Campeonato Brasileiro do Rally de Regularidade de Motocross que ocorrerá...

ler mais
Procurando emprego! Vá até o Sine!

Procurando emprego! Vá até o Sine!

Atendente de farmácia; Atendente de padaria; Auxiliar de açougue; Instalador de placas solares; Montador de divisórias; Operador de caixa; Operador de injetora; Repositor de mercadorias; Trabalhador polivalente de calçados; Vendedor(a) em loja Mais informações a...

ler mais
Bombeiros de Três Coroas recebe viatura!

Bombeiros de Três Coroas recebe viatura!

Administração fez entrega oficial de viatura para Associação Bombeiros Voluntários de Três Coroas (ASBVTC), na terça-feira, dia 10. O patrimônio, que vale R$ 409.900,00, foi resultado da parceria da emenda parlamentar do Deputado Federal Ubiratan Sanderson, através da...

ler mais
Prefeitura de Três Coroas contrata!

Prefeitura de Três Coroas contrata!

As inscrições seguem até 16 de janeiro, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SMED, na Rua Mundo Novo, nº 130, Centro. Edital no link: https://www.trescoroas.rs.gov.br/publicacoes/editais-gerais/

ler mais