Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | segunda-feira, 8 de agosto de 2022
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Prefeitura de Três Coroas reapresenta financiamento de projeto para pavimentação asfáltica

24/10/2019 | Geral

Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (24) na Prefeitura de Três Coroas, a Administração Municipal reapresentou um projeto de financiamento para a pavimentação asfáltica das vias públicas da cidade.
A reunião foi aberta e contou com a participação de lideranças, da comunidade, representantes de entidade e o legislativo.
Como muitas ruas de Três Coroas estão degradadas e a arrecadação do município não é suficiente para realizar as obras de melhorias, a única forma de resolver o problema é através da realização de um financiamento, que só pode ser firmado com a aprovação do projeto na câmara.
No mês passado, o executivo havia encaminhado o projeto para votação, mas ele foi rejeitado pelos vereadores Kiko da V8 – (PDT); Pedro Senir Farencena – Pedrinho (PT); Irineu Feier (MDB); Oneide Petry (MDB); João Kunz (PSDB) e Hilário Iluir Behling (PSB).
“Todo o país está sofrendo com a crise econômica e a maioria dos municípios está recorrendo a esse tipo de financiamento. Há poucos meses outras cidades da região apresentaram o mesmo projeto e aderiram ao financiamento com a aprovação de suas câmaras. Teve cidade em que todos os vereadores votaram a favor. Lá a oposição entendeu que as necessidades do povo são mais importantes que as diferenças políticas”, disse o prefeito Orlando Teixeira.
Para que a população não continue sendo penalizada pelo impasse, o executivo encaminhou novamente o projeto para a Câmara de Vereadores, porém desta vez promoveu um debate mais amplo, com a participação de técnicos concursados da prefeitura e profissionais da Caixa Econômica Federal.
Foi falado do valor a ser financiado, a taxa de juros, o prazo de pagamento e outras vantagens que o projeto oferece. Também foram esclarecidas algumas dúvidas e foi aberto espaço para preguntas. 

O engenheiro da Secretaria de Planejamento, Douglas Franck, disse que a melhor maneira de executar projetos desse porte é através de financiamento.
“A taxa de juros é menor que a inflação do material asfáltico. As obras se tornariam mais caras se as realizássemos em etapas, conforme fosse entrando dinheiro no caixa da prefeitura. É uma questão de economia”, falou.
Segundo ele, boa parte da pavimentação asfáltica realizada em Três Coras é feita com mão de obra própria e asfalto produzido no município. Com o financiamento, e consequentemente a realização do processo licitatório, é possível contratar uma empresa que aplique um material de melhor qualidade e que pode durar mais de 15 anos. Além disso, não seria necessário utilizar os operários da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito, liberando-os para executar outros trabalhos.
Diversas lideranças manifestaram apoio ao financiamento e defenderam o projeto. O representante da multinacional Endutex, que tem uma unidade em Três Coroas, disse que o financiamento para obras de infraestrutura é feita no mundo inteiro e que Portugal se tornou um grande atrativo por causa deste tipo de investimento.
Na mesma linha de pensamento, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Componentes para Calçados de Três Coroas, Joel Klippel, falou que a aprovação do projeto também é fundamental para o desenvolvimento econômico. “Estamos tentando atrair empresas para o município e a infraestrutura conta muito para isso. Sou sempre favorável a investimentos em infraestrutura”, destacou.
O projeto de financiamento está sendo encaminhado à câmara e deverá entrar em votação nos próximos 45 dias. A data que vai para a votação será definida pela presidência da câmara.
A Administração Municipal alerta que é muito importante a população participar das sessões do legislativo para acompanhar o processo.
As ruas que poderão ser pavimentadas através do projeto podem ser conferidas em https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3217204978319725&id=1596532017053704 .

Últimas Notícias

Feliz Dia do Colono!

Feliz Dia do Colono!

A Administração Municipal parabeniza a cada um dos colonos do Município, que produzem muito do que vai para as nossas mesas.

ler mais
Servidores da Sedur estiveram em Três Coroas!

Servidores da Sedur estiveram em Três Coroas!

Na tarde desta quinta-feira, 21, a Administração Municipal recebeu os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado – Sedur Henrique Warken e Daniela Oliveira. No encontro foi tratado sobre o Programa Pavimenta RS do Governo...

ler mais
Municipalização da Escola Estadual Augusto Roennau avança!

Municipalização da Escola Estadual Augusto Roennau avança!

Na noite desta terça-feira, 20, mais um passo importante para a municipalização da Escola Estadual Augusto Roennau foi dado. Ocorreu nas dependências da escola uma reunião entre representantes da Segunda Coordenadoria Regional de Educação do Estado - 2ª CRE,...

ler mais
Encontrão das APAEs!

Encontrão das APAEs!

Nesta quarta-feira, 20, está acontecendo o Encontrão das APAEs do 6 Conselho, na Sociedade União de Cantores de Igrejinha (SUCI). A temática é "superar barreiras para garantir inclusão", este evento integra as APAEs da região do Vale do Paranhana e municípios...

ler mais
Secretaria de Agricultura informa:

Secretaria de Agricultura informa:

A Secretaria de Agricultura informa que ainda há sacos de milhos referente ao Programa Troca-Troca de Sementes. Os interessados devem comparecer diretamente na Secretaria de Agricultura, no prédio da Prefeitura em horário de atendimento, segunda a quinta-feira das 12h...

ler mais
Formação dos professores da rede municipal!

Formação dos professores da rede municipal!

Na terça-feira, 19, os professores de ensino fundamental da rede municipal de Três Coroas ouviram a respeito de Noções básicas de primeiros socorros, em conformidade com a Lei 13.722 de 4 de outubro de 2018. E também a Lei 11.645 de 10 de março de 2008 que trata sobre...

ler mais