Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | sexta-feira, 19 de abril de 2024
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

0800 000 8932

Localização

Três Coroas RS

Prefeitura de Três Coroas reapresenta financiamento de projeto para pavimentação asfáltica

24/10/2019 | Geral

Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (24) na Prefeitura de Três Coroas, a Administração Municipal reapresentou um projeto de financiamento para a pavimentação asfáltica das vias públicas da cidade.
A reunião foi aberta e contou com a participação de lideranças, da comunidade, representantes de entidade e o legislativo.
Como muitas ruas de Três Coroas estão degradadas e a arrecadação do município não é suficiente para realizar as obras de melhorias, a única forma de resolver o problema é através da realização de um financiamento, que só pode ser firmado com a aprovação do projeto na câmara.
No mês passado, o executivo havia encaminhado o projeto para votação, mas ele foi rejeitado pelos vereadores Kiko da V8 – (PDT); Pedro Senir Farencena – Pedrinho (PT); Irineu Feier (MDB); Oneide Petry (MDB); João Kunz (PSDB) e Hilário Iluir Behling (PSB).
“Todo o país está sofrendo com a crise econômica e a maioria dos municípios está recorrendo a esse tipo de financiamento. Há poucos meses outras cidades da região apresentaram o mesmo projeto e aderiram ao financiamento com a aprovação de suas câmaras. Teve cidade em que todos os vereadores votaram a favor. Lá a oposição entendeu que as necessidades do povo são mais importantes que as diferenças políticas”, disse o prefeito Orlando Teixeira.
Para que a população não continue sendo penalizada pelo impasse, o executivo encaminhou novamente o projeto para a Câmara de Vereadores, porém desta vez promoveu um debate mais amplo, com a participação de técnicos concursados da prefeitura e profissionais da Caixa Econômica Federal.
Foi falado do valor a ser financiado, a taxa de juros, o prazo de pagamento e outras vantagens que o projeto oferece. Também foram esclarecidas algumas dúvidas e foi aberto espaço para preguntas. 

O engenheiro da Secretaria de Planejamento, Douglas Franck, disse que a melhor maneira de executar projetos desse porte é através de financiamento.
“A taxa de juros é menor que a inflação do material asfáltico. As obras se tornariam mais caras se as realizássemos em etapas, conforme fosse entrando dinheiro no caixa da prefeitura. É uma questão de economia”, falou.
Segundo ele, boa parte da pavimentação asfáltica realizada em Três Coras é feita com mão de obra própria e asfalto produzido no município. Com o financiamento, e consequentemente a realização do processo licitatório, é possível contratar uma empresa que aplique um material de melhor qualidade e que pode durar mais de 15 anos. Além disso, não seria necessário utilizar os operários da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito, liberando-os para executar outros trabalhos.
Diversas lideranças manifestaram apoio ao financiamento e defenderam o projeto. O representante da multinacional Endutex, que tem uma unidade em Três Coroas, disse que o financiamento para obras de infraestrutura é feita no mundo inteiro e que Portugal se tornou um grande atrativo por causa deste tipo de investimento.
Na mesma linha de pensamento, o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Componentes para Calçados de Três Coroas, Joel Klippel, falou que a aprovação do projeto também é fundamental para o desenvolvimento econômico. “Estamos tentando atrair empresas para o município e a infraestrutura conta muito para isso. Sou sempre favorável a investimentos em infraestrutura”, destacou.
O projeto de financiamento está sendo encaminhado à câmara e deverá entrar em votação nos próximos 45 dias. A data que vai para a votação será definida pela presidência da câmara.
A Administração Municipal alerta que é muito importante a população participar das sessões do legislativo para acompanhar o processo.
As ruas que poderão ser pavimentadas através do projeto podem ser conferidas em https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3217204978319725&id=1596532017053704 .

Últimas Notícias

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES!

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES!

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES! Todas as informações e documentos necessários estão no site da Prefeitura, em Publicações, Editais Gerais, no EDITAL 004/2024https://www.trescoroas.rs.gov.br/.../Edital-004-2024... Inscrições: 25/01 a 30/04 DÚVIDAS: (51)...

ler mais
Nossos sentimentos à família da Profe Marga

Nossos sentimentos à família da Profe Marga

Com pesar, a Administração Municipal de Três Coroas decreta luto oficial em virtude do falecimento da Professora Margarete Rosangela Thome Maboni, carinhosamente conhecida por todos como Profe Marga. Por mais de duas décadas, ela desempenhou um papel fundamental como...

ler mais
Três Coroas se prepara para receber a Páscoa

Três Coroas se prepara para receber a Páscoa

Quando o trabalho é coletivo, feito com amor e reconhecido pela comunidade, ele é benéfico para quem produz e para quem usufrui. Assim está Três Coroas, colorida e alegre para receber a Páscoa na Cidade Verde, envolvendo entidades, igrejas cristãs e Atelier Municipal...

ler mais
Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo

Atenção fazedores de cultura! Segue a publicação do resultado preliminar dos proponentes inscritos no edital PAULO GUSTAVO DEMAIS ARTES TRÊS COROAS! https://drive.google.com/.../1lfevVzLEUS1gMMZvcnc.../view... Nos próximos três dias é o prazo de recurso, que deve ser...

ler mais
Feira UGART

Feira UGART

Nos dias 22 e 23 de março Três Coroas esteve presente na estante da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, na 38ª Feira de Negócios Turísticos UGART em Porto Alegre. Ter o diretor de Turismo, Cristian Krummenauer, presente no evento mostra o...

ler mais
Aulão do Dia da Mulher

Aulão do Dia da Mulher

No dia 14 de março, aconteceu o aulão especial do Dia da Mulher, promovido pela Professora Daniele Binotto em parceria com o Projeto Esporte para Todos e Secretaria de Saúde do município. Esse dia especial, contou com mais de 70 mulheres pertencentes aos grupos de...

ler mais