Passados quatro meses desde a sua fundação, a Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller já está quase a ponto de bala para a sua primeira apresentação.
O grupo, formado por 17 alunos das escolas municipais de Três Coroas, está ensaiando três tarde por semana para se apresentar no dia 13 de dezembro, durante o 3º Brilha Três Coroas.
De acordo com o maestro João Antônio Borba, que ministra as aulas, a orquestra deverá apresentar de três a quatro músicas. “Vai ser muito bonito. Será o resultado de um grande esforço”, revela Borba.
A orquestra começou a se concretizar em maio, quando a Prefeitura de Três Coroas recebeu a doação dos instrumentos musicais da extinta Fundação Huberto Schmitt Müller.
Os mesmos foram destinados à Secretaria de Educação e Cultura, que desenvolveu um projeto de aulas de música no contra turno escolar. Em seguida foi contratado um maestro e daí em diante foi só alegria.
Hoje o projeto é uma realidade, atendendo gratuitamente estudantes a partir dos 10 anos de idade. As aulas ocorrem nas segundas, quintas e sextas-feiras à tarde, nas dependências da Escola Municipal Fernando Ferrari.
“É um trabalho que já está dando frutos e me sinto muito motivado. Estou muito feliz com o apoio dos pais, dos professores, da prefeitura e da fundação que doou os instrumentos. Isso só é possível quando as pessoas se unem”, falou o maestro.
Segundo ele, no ano que vem o projeto vai expandir, com aulas também no período da manhã. Nas aulas as crianças podem tocar violino, violoncelo, acordeom e contrabaixo. “As crianças adoram e só faltam aula por motivos de saúde”, disse o professor.
A apresentação da Orquestra Municipal Huberto Schmitt Müller será no dia 13 de dezembro, na Praça Affonso Saul, após as 19h30, depois da Caminhada das Lanternas.