Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Proposta de exploração da Barragem das Laranjeiras é apresentada em audiência pública

05/11/2019 | Geral

Foi realizada na noite da segunda-feira (4) em Três Coroas uma audiência pública para discutir a utilização da Barragem das Laranjeiras, que fica no território de Canela.
Diante do interesse por parte de investidores em explorar a produção de energia elétrica na estrutura existente, a Prefeitura de Canela está pleiteando a concessão da barragem. Hoje ela pertence ao Estado do Rio Grande do Sul e está em situação de abandono.
Antes disso, a pedido do governo estadual, foi realizada a audiência para consultar a comunidade três-coroense, já que o objeto em discussão fica logo acima da divisa do seu município.
Para discutir o assunto, foram convidadas autoridades do legislativo e do executivo dos dois municípios, representantes de entidades relacionadas e o responsável técnico do projeto, o engenheiro Camille Nassar.
Ele fez um breve relato das características da barragem e de suas atuais condições. O engenheiro disse que a estrutura, apesar da falta de manutenção, está em boas condições de uso.  “A estrutura do barramento é estável, porém está à mercê do tempo”, explicou.
Segundo ele, a barragem deveria ser revisada a cada cinco anos, sendo ela classificada de médio risco e de dano potencial associado alto. Questionado, Nassar admitiu que parte de sua pesquisa foi empírica, com base em relato de pessoas que testemunharam a construção da barragem, pois não encontrou registro e documentos da obra.
Após as explicações, foi aberto um espaço para os questionamentos e manifestações, mas ninguém se opôs ao projeto de exploração da barragem. As autoridades que compuseram a mesa também se mostraram favoráveis à iniciativa.
O procurador da Prefeitura de Três Coroas, Eduardo Kellermann, que também responde pela Secretaria de Planejamento Urbano, achou a ideia boa e afirmou que a reativação da Barragem das Laranjeiras será boa para o município. “Estamos em concordância com esse projeto, pois a sua utilização exigirá uma manutenção periódica, garantindo mais segurança para a população. Nós só nos opomos à construção de novas barragens, mas a princípio essa idea está descartada”, disse Kellermann.

O prefeito de Três Coroas, Orlando Teixeira, estava numa reunião em Brasília e não pode participar da audiência pública. O vice-prefeito Eraldo Araújo o representou e reafirmou o posicionamento do município. “Essa audiência foi muito importante, para deixar a nossa comunidade mais tranquila. A utilização e manutenção da barragem são necessárias, pois hoje ela está entregue ao tempo”, falou Araújo.
Durante a audiência, surgiu uma informação extraoficial de que a Corsan também teria interesse na Barragem das Laranjeiras e que o órgão teria uma reunião nesta terça-feira com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura para tratar do tema.
Se o Estado do Rio Grande do Sul for favorável à utilização da estrutura para a geração de energia elétrica, outros órgãos deverão ser consultadas antes de o projeto ser executado.

Últimas Notícias

Três Coroas terá evento de Motocross!

Três Coroas terá evento de Motocross!

O presidente da Associação Vale do Paranhana de Motociclistas, Marcos Lazaretti esteve na Prefeitura nesta terça-feira, 17. No encontro foram tratados os detalhes sobre a realização da Etapa do Campeonato Brasileiro do Rally de Regularidade de Motocross que ocorrerá...

ler mais
Procurando emprego! Vá até o Sine!

Procurando emprego! Vá até o Sine!

Atendente de farmácia; Atendente de padaria; Auxiliar de açougue; Instalador de placas solares; Montador de divisórias; Operador de caixa; Operador de injetora; Repositor de mercadorias; Trabalhador polivalente de calçados; Vendedor(a) em loja Mais informações a...

ler mais
Bombeiros de Três Coroas recebe viatura!

Bombeiros de Três Coroas recebe viatura!

Administração fez entrega oficial de viatura para Associação Bombeiros Voluntários de Três Coroas (ASBVTC), na terça-feira, dia 10. O patrimônio, que vale R$ 409.900,00, foi resultado da parceria da emenda parlamentar do Deputado Federal Ubiratan Sanderson, através da...

ler mais
Prefeitura de Três Coroas contrata!

Prefeitura de Três Coroas contrata!

As inscrições seguem até 16 de janeiro, das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria Municipal de Educação e Desporto – SMED, na Rua Mundo Novo, nº 130, Centro. Edital no link: https://www.trescoroas.rs.gov.br/publicacoes/editais-gerais/

ler mais