Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | terça-feira, 4 de outubro de 2022
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Secretaria de Agricultura traz especialista da Emater para encerramento de capacitação de produtores rurais

13/12/2019 | Geral

Abordando o tema Agroindústria e seus desafios, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a Emater do município, realizou, na quinta-feira 12, o desfecho de uma capacitação direcionada aos produtores rurais e familiares de Três Coroas.
Na ocasião, o engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS, Márcio Dalbem, conduziu o bate papo falando sobre o Programa Estadual de Agroindústria Familiar, objetivos, serviços oferecidos pelo programa e processo de legalização das agroindústrias. A atividade aconteceu no auditório da Secretária Municipal de Educação.
A ideia principal do encontro era evidenciar os impactos e as potencialidades desse tipo de atividade como geradora de renda, um trabalho tanto para famílias rurais quanto para a região. Além disso, uma alternativa que agrega mais renda, principalmente para as pequenas propriedades rurais.
“Três Coroas é tido como potencial, principalmente pela presença das pequenas propriedades na região. A localização também é muito favorável, pois está próxima da região metropolitana e da região dos sinos. O município está em uma posição estratégica, próximo da serra, perto do litoral, desta forma, as atividades de agroindústria permitem, dentro da devida legalização, que estes mercados possam ser explorados. A grande região metropolitana é como se fosse o estômago do estado, e a região da serra é tida como uma das regiões com maior poder aquisitivo, permitindo assim que seja absorvido esse tipo de produto produzido aqui dentro de Três Coroas”, disse Dalbem.
De acordo com o secretário de Agricultura, Vilmar Port, a ideia de implementar a agroindústria familiar vem para aprimorar as vendas e oferecer produtos de qualidade ao consumidor.
“Essa capacitação foi a primeira de várias oportunidades que teremos com foco no produtor rural. Queremos agregar mais valor aos produtores e produtos da nossa região, e a implementação da agroindústria familiar certamente vai melhorar as vendas para o pequeno produtor, para que ofereça produtos de qualidade ao consumidor, tudo isso, sem a necessidade de estar escondendo mercadorias”, disse.

“Para Angélica Martin, produtora rural, a capacitação foi bem esclarecedora e muitas coisas que pareciam difíceis acabaram se tornando mais simples. “Nós gostamos muito da palestra, que foi bem esclarecedora. Queremos continuar aprimorando os conhecimentos, além disso, também queremos que nossos filhos sigam nesta atividade, que possam seguir no sítio, longe da cidade, onde a vida é bem mais difícil”, explica.
Neste projeto, a Emater de Três Coroas, representada pelo técnico João Alberto, tem contribuído significativamente no crescimento dos produtores rurais e familiares.

Últimas Notícias

Serviço de Inspeção Municipal!

Serviço de Inspeção Municipal!

Muitas são as vezes durante o ano que temos pequenas enfermidades que nos deixam debilitados por alguns dias. Você sabia que isso pode estar relacionado à alimentos contaminados? Os Serviços de Inspeção são quem garantem que os produtos de origem animal cheguem à sua...

ler mais
Ação alusivo ao Agosto Lilás!

Ação alusivo ao Agosto Lilás!

A Secretaria de Saúde e Assistência Social realizou na sexta-feira, 19, uma ação de entrega de folhetos alusivos ao Agosto Lilás, mês de conscientização a violência contra a mulher. Os servidores do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS e do Centro de...

ler mais
Renovação de contrato com escola em pauta!

Renovação de contrato com escola em pauta!

A renovação de contrato para a utilização do prédio da antiga Escola Luterana onde funciona a Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela do Saber foi pauta da reunião entre a Administração Municipal e representantes da Igreja Luterana.

ler mais
Reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor!

Reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor!

Na tarde da quarta-feira, 17, ocorreu, na sede da Prefeitura, reunião do Conselho Municipal do Plano Diretor. O Conselho é formado por representantes da sociedade civil e membros da Administração Municipal. No encontro, foram tratados sobre as atualizações e...

ler mais
III Fórum Gramado de Estudos Turísticos!

III Fórum Gramado de Estudos Turísticos!

O diretor de Turismo Cristian Krummenauer está participando do o III Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que ocorre em Gramado. O evento tem como tema “A criatividade conectada ao turismo” e contará com palestras, painéis e conversas com grandes profissionais do...

ler mais