ATENÇÃO Convocação para proprietários rurais com açudes e/ou arroios, vamos combater os mosquitos borrachudos!
Devido a chegada das altas temperaturas, a proliferação de insetos é acentuada, o que traz a maior presença de mosquitos que além de representarem um inconveniente para a população podem acarretar em problemas de saúde. Afim de prevenir esses transtornos, além do uso de repelentes recomenda-se uma série de cuidados para diminuir a presença desses mosquitos.
O borrachudo começa o seu ciclo de vida como uma larva que se fixa em pedras, folhas e entulhos presentes em locais com água corrente. Sua alimentação é a base de matéria orgânica presente na água, já na fase adulta a fêmea se alimenta de sangue de animais para se reproduzir.
O método mais eficaz de combater os borrachudos é através da eliminação de criadouros e redução das fontes de alimentação, logo recomenda-se que seja realizada a limpeza dos cursos d’ água retirando entulhos, galhos, folhas e pedras que possam servir para as larvas se fixarem. Os dejetos humanos e animais alimentam as larvas, por isso é importante o tratamento de esgoto doméstico e o uso de esterqueiras para os animais. O produto BTI que é aplicado nos arroios tem como base bactérias Bacillus thuringiensis var. israelensis que são específicas para o combate de mosquitos, eliminando as larvas.
A prefeitura está organizando as aplicações para este ano e para isso convoca proprietários da zona rural que tenham cursos d’ água nos seus imóveis para entrar em contato com a Vigilância Ambiental em Saúde até o dia 15 de novembro, através do telefone 51 3546-7829 ou na Rua Luis Volkart 267 – Centro – Sala 5 (Ginásio Municipal).
