Formas humanas e lembranças de algum lugar no passado estão sendo expostas em forma de esculturas e charges na Biblioteca Municipal Balduino Robinson. As obras são do poeta, escritor e escultor Remi Brusius, um dos cidadãos mais ilustres de Três Coroas.
As esculturas foram feitas a partir de raízes e galhos de árvores, encontrados nas ruas a nas margens do rio. Utilizando um canivete, o artista deu uma nova vida a eles, transformando-os em boxeador, dançarina, jogador de futebol, entre outros. “A minha primeira escultura foi a Dançarina Etíope, criada em 1998 a partir do galho podado de um pé de araçá”, lembra Brusius.
Já as charges, em sua maioria, retratam experiências e memórias de alguém que viveu em uma cidade interiorana de colonização alemã. Com uma boa dose de humor e uma pitada de crítica, elas abordam alguns hábitos e características culturais e o dia-dia dos descendentes de alemães que viveram no município. Além de ilustrar a história informal da cidade, as charges de Remi Brusius também falam de questões atuais, como a preocupação com o Meio Ambiente.
A exposição é gratuita e segue até o dia 30 de junho na Biblioteca Municipal. O horário de funcionamento do espaço é de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Aos sábados o funcionamento é das 8h às 11h30. A biblioteca fica na rua 12 de Maio, nº 117, Centro.