Na sexta feira dia 06 de outubro com a sempre surpreendente apresentação do circo Tholl no Centro de Cultura, foi aberta a 1º Feira Cultural e Literária de Três Coroas. Mais de 2.600 pessoas (lotação esgotada) assistiram ao espetáculo e depois participaram da cerimônia de abertura. Desde então a feira começou a receber visitantes das mais diversas faixas etárias, e gostos literários.
Sob lonões em forma de tendas, em plena praça pública, a Feira do Livro de Três Coroas reúne cerca de dez livreiros e intensa programação cultural, e já na sua 1º edição, vem sendo saudada como um grande evento econômico e cultural da cidade.
A feira foi idealizada tendo como principal objetivo proporcionar um maior acesso aos livros por parte dos estudantes e da população.
As patronas da feira foram as escritoras Clarise Meller e Lorena Deecken que promoveram junto ao Grupo Conviver da 3º Idade o Sarau da saudade onde reviveram através de fotos e um realmente emocionante bate papo, um pouco da história do município.
Entre uma extensa programação tem se destacado os bate papos com escritores, Moacir Scliar, Anonymus Gourmet, Tailon Ruppenthal, Kalunga e o músico e escritor Duca Leindecker; vocalista da Banda Cidadão Quem.
O Mingau Literário com as escolas infantis teve também grande participação popular, a peça Casadíssima lotou completamente o Centro de Cultura, destaca-se ainda o Show Ana Terra e mais uma ampla gama de atrações.
Foi criado um amplo espaço para exposição das obras de arte dos artistas da cidade, que lá estão muito bem representados em variados estilos.
Outro destaque do evento foi a doação, para o acervo do município, de dez obras de arte, que são um verdadeiro resgate histórico da cidade, da artista Lisete Heindrich, também expostas em espaço destacado.
Os livros mais vendidos segundo os próprios livreiros foram:
Tudo que eu queria te dizer – Martha Medeiros
A Festa no Castelo – Moacir Scliar
O Monge Executivo – James C Hunter
Livros Infantis.
A Feira Cultural e Literária de Três Coroas é uma realização da SMEC e do SESC RS, por intermédio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura e o apoio das empresas Endutex e Di Cristalle.