Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | domingo, 28 de abril de 2024
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

0800 000 8932

Localização

Três Coroas RS

Usina de Lixo de Tres Coroas agrada a ambientalistas

16/06/2009 | Geral

Com reformas recentes, local passará a ser modelo em destinação de resíduos.

Considerada por especialistas como um dos mais sérios problemas ambientais da atualidade, a destinação final de lixo tornou-se motivo de dor de cabeça em qualquer lugar do mundo. E a situação se agrava com as transformações sociais; o rápido crescimento da população e as mudanças nos hábitos de consumo resultam em óbvio e considerável aumento na produção dos resíduos urbanos.

No Vale do Paranhana, os 23 mil três-coroenses contam com um sistema completo de coleta e tratamento, que pode servir como “um modelo para outros municípios do país”, afirma Leandro Batista Yokomizo, técnico do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que esteve na última semana averiguando o funcionamento da Usina de Lixo de Três Coroas.

Localizada na Linha 28, no alto do Morro Ceroula, a usina teve que passar por reformas para que pudesse se enquadrar nas leis estabelecidas pelo MMA e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que também esteve representada durante a inspeção. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Claudiomiro Forti, a impressão causada nos técnicos foi boa: “Eles ficaram admirados com o que nós fizemos aqui”, conta Forti. Sobre os critérios, dois aspectos principais foram considerados: a parte ambiental, avaliando a estrutura de funcionamento e a parte social, levando em conta as condições do ambiente de trabalho dos funcionários.

Atualmente, a usina conta com central de triagem, área com maquinários – onde o lixo orgânico é peneirado –, um local coberto para compostagem, áreas de seleção, prensa e de depósito para o lixo seco. A estrutura, além de ser suficiente para a perfeita execução dos processos de destinação dos resíduos, conta também com refeitório e vestiário para os trabalhadores.

O secretário salienta que atingir esse resultado demanda muita dedicação e esclarecimento. “Nós buscamos informações sobre o que tínhamos que fazer. Corremos atrás da própria Fepam e de outras prefeituras para ver o que estava sendo feito. Com isso pronto, precisamos dar um passo adiante”, disse Forti, declarando que este passo será o de começar a projetar um sistema de coleta seletiva eficiente no município.

Futuro

Atuando como Procuradora do Município, Mônica Henrique Cardoso acompanhou a visita dos técnicos da Fepam e do MMA, especializado em ambiente urbano, Leandro Batista Yokomizo. Ela afirma que no momento da visita, Yokomizo se mostrou bastante satisfeito com o que viu e que não apontou qualquer irregularidade no projeto. No entanto, salienta, um parecer formal deverá ser emitido pelo MMA e cerca de 30 dias.

Por fim, tanto secretário quanto procuradora concordam que o valor e o tempo investidos no projeto devem refletir em mudanças futuras. Sendo assim, a Prefeitura deverá trabalhar a idéia de ampliar o campo de atuação para atingir também a educação, usando a área como um centro de ensino ambiental. “Tudo será feito para que a usina não apenas cumpra sua função de tratar dos resíduos, mas que se torne uma referência em educação ecológica”, afirmou o prefeito Rogério Grade, ao esclarecer que o objetivo primordial da proposta é ampliar a consciência da população sobre a questão ambiental e os cuidados com o lixo.

Reciclagem

Em Três Coroas, todos os dias, cerca de dez mil quilos de lixo são coletados. Quando chegam à usina, os sacos contendo todo o tipo de resíduo são separados por funcionários da empresa Cone Sul – uma firma terceirizada responsável também pela reciclagem e transporte dos resíduos até o destino final. Oito pessoas trabalham no local, além dos operadores de máquinas da Prefeitura e dos agentes de coleta.

Passando por uma esteira, o lixo orgânico é separado do seco. Após ser prensado por máquinas, o material seco é transformado em grandes blocos de latas, garrafas ou papéis. O material orgânico, no entanto, passa por um processo muito mais complexo. Primeiro, um grande cilindro vazado peneira o material. O que resultar disto será usado no trabalho chamado compostagem. Este consiste na transformação do rejeite orgânico em adubo. O processo biológico dura, no mínimo, 60 dias, em que o resíduo fica protegido da umidade para facilitar a ação dos microorganismos na decomposição.

Finalmente, após cerca de dois meses, o material da compostagem se transforma no composto (um material semelhante ao solo) pode ser pode ser utilizado como fertilizante. Esse composto substitui com maior economia e eficiência o chamado composto químico, adquirido por altos preços no comércio. Em Três Coroas, a Prefeitura aplica o composto nos canteiros distribuídos pela cidade, ou o troca por mudas de outras plantas.

Últimas Notícias

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES!

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES!

AUXÍLIO TRANSPORTE PARA ESTUDANTES! Todas as informações e documentos necessários estão no site da Prefeitura, em Publicações, Editais Gerais, no EDITAL 004/2024https://www.trescoroas.rs.gov.br/.../Edital-004-2024... Inscrições: 25/01 a 30/04 DÚVIDAS: (51)...

ler mais
Nossos sentimentos à família da Profe Marga

Nossos sentimentos à família da Profe Marga

Com pesar, a Administração Municipal de Três Coroas decreta luto oficial em virtude do falecimento da Professora Margarete Rosangela Thome Maboni, carinhosamente conhecida por todos como Profe Marga. Por mais de duas décadas, ela desempenhou um papel fundamental como...

ler mais
Três Coroas se prepara para receber a Páscoa

Três Coroas se prepara para receber a Páscoa

Quando o trabalho é coletivo, feito com amor e reconhecido pela comunidade, ele é benéfico para quem produz e para quem usufrui. Assim está Três Coroas, colorida e alegre para receber a Páscoa na Cidade Verde, envolvendo entidades, igrejas cristãs e Atelier Municipal...

ler mais
Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo

Resultado Preliminar – Lei Paulo Gustavo

Atenção fazedores de cultura! Segue a publicação do resultado preliminar dos proponentes inscritos no edital PAULO GUSTAVO DEMAIS ARTES TRÊS COROAS! https://drive.google.com/.../1lfevVzLEUS1gMMZvcnc.../view... Nos próximos três dias é o prazo de recurso, que deve ser...

ler mais
Feira UGART

Feira UGART

Nos dias 22 e 23 de março Três Coroas esteve presente na estante da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, na 38ª Feira de Negócios Turísticos UGART em Porto Alegre. Ter o diretor de Turismo, Cristian Krummenauer, presente no evento mostra o...

ler mais
Aulão do Dia da Mulher

Aulão do Dia da Mulher

No dia 14 de março, aconteceu o aulão especial do Dia da Mulher, promovido pela Professora Daniele Binotto em parceria com o Projeto Esporte para Todos e Secretaria de Saúde do município. Esse dia especial, contou com mais de 70 mulheres pertencentes aos grupos de...

ler mais
Pular para o conteúdo