Técnicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão projetar a instalação da agência de atendimento da Previdência Social dentro da área central de Três Coroas. Nesta terça-feira (17), a gerente executiva Neusa Tarouco Corrêa esteve no município, acompanhada da arquiteta Elisa Lima, para conhecer o terreno que a prefeitura deverá ceder à autarquia. A área fica nos fundos do Fórum e tem os mil metros quadrados exigidos pelo INSS, além de estar situada em local que deverá facilitar o acesso da população.
De acordo com o vice-prefeito, Luiz Carlos Heidrich, a localização é perfeita para o projeto, estando dentro de “uma área nobre, próxima de diversos setores administrativos da cidade, como a delegacia, a Promotoria, Vigilância Sanitária, Posto de Saúde e a própria Prefeitura”. Sobre o aspecto técnico, a arquiteta afirmou que a estrutura da área se enquadra nos padrões exigidos pelo INSS. A partir de agora, o município deverá providenciar o desmembramento da área no cartório de registros de imóveis. Depois disso, a doação da área será submetida à aprovação da Câmara de Vereadores.
As tratativas para a construção de uma agência de atendimento em Três Coroas iniciaram com Plano de Expansão da Rede de Atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciado no início de fevereiro pelo Ministro da Previdência Social, José Pimentel. Técnicos da Previdência já apontaram que em Três Coroas há pelo menos quatro mil pessoas que dependem da agência do INSS que fica em Taquara. O número significa mais de R$ 2 milhões e 100 mil em movimentação de benefícios todo mês.
Também acompanharam a visita da gerente e da arquiteta do INSS os secretários da Fazenda, Paulo Alfredo Petry, da Agricultura, Claudiomiro Forti, e Ricardo Wallauer, agente administrativo da Secretaria do Planejamento e Habitação