Bem-vindo ao portal do Município de Três Coroas | segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Prefeitura Municipal de Três Coroas - RS

Telefone

51 3546.7800

Localização

Três Coroas RS

Estudantes de Tres Coroas tem licao de prevencao e combate ao uso do crack

08/07/2009 | Geral

Coordenado pela Smec, projeto será estendido a pais e familiares no próximo semestre.

Até o final de julho todas as escolas municipais de Três Coroas realizarão ações voltadas para a prevenção ao uso do crack. O projeto foi ajustado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura que acompanhará as direções escolares nas suas ações. Conforme explicou a secretária da pasta, Tânia Haack, cada escola tem autonomia para decidir como e quando fará a ação. Poderão ser ministradas palestras, oficinas, bate-papos ou qualquer outra atividade, desde que o assunto seja levado à sala de aula ainda neste semestre.

Até o momento, a comunidade escolar está recebendo com satisfação as ações realizadas. De acordo com a SMEC, inicialmente os trabalhos contemplarão alunos de quinta à oitava séries que, no município, somam mais de 3.500 estudantes. “As atividades têm gerado muitos comentários” afirma Tânia, que relata com surpresa o interesse manifestado na participação dos alunos. Para a próxima metade do ano, explica a secretária, estas atividades serão estendidas para o grupo familiar do aluno. “A idéia é tratar desse tema de uma forma que ele alcance todos os níveis da sociedade” comenta Tânia.

Algumas escolas já estão levando aos alunos palestras com alguns grupos que tratam sobre a prevenção ao uso de entorpecentes. Foi o caso da Escola Municipal Cândido Rondon, cujos alunos da quinta à oitava série acompanharam testemunhos de uma equipe vinda de São Paulo, da escola Missão Track 1.8. O grupo é formado por estudantes da escola missionária que realizam o trabalho como um período de estágio da sua formação. Na palestra, Gabriel Ricardo, de 21 anos, relata como sua vida se transformou quando, há cinco anos, tornou-se usuário de drogas e como conseguiu ajuda para sair do vício.

O projeto é desenvolvido em parceria com igrejas, que normalmente fazem o convite à equipe para que palestre ao seu grupo. No entanto, a apresentação não tem caráter religioso, já que, ao contar suas experiências de vida, Ricardo não fala de religião, mas, sim, de uma oportunidade de escolha que todos têm. “Falar de escolhas é algo muito mais simples, porque depende só de nós. Neste caso, sair de uma situação de sofrimento depende muito mais da escolha de cada um”, conta Ricardo. O projeto dos missionários já percorreu diversas cidades da região, como Sapiranga, Campo Bom e Nova Hartz.

Últimas Notícias

Vagas no Sine de Três Coroas!

Vagas no Sine de Três Coroas!

Confira as vagas disponíveis no Sine. Trabalhador polivalente de calçados / Auxiliar de corte em calçados / Revisora de solados / Operador de injetora / Operador em indústria têxtil / Auxiliar de eletricista/hidráulica / Técnico em segurança do trabalho / Auxiliar de...

ler mais
Cronograma de podas!

Cronograma de podas!

Pedimos a colaboração de todos para que não depositem entulhos e restos de podas fora das datas de recolhimento. Com o empenho de todos, nossa cidade ficará mais limpa e bonita.

ler mais
As mudas chegaram!

As mudas chegaram!

As mudas que foram encomendadas pelo programa de subsídio de mudas para os agricultores chegaram e estão disponíveis para retirada amanhã, dia 05, das 9h até às 16h. Caso seja necessário, será realizado a entrega no sábado, 06, pela manhã. Lembrando que se tratam das...

ler mais