Um ar de nostalgia marcou a entrega de duas grandes obras que vão contribuir para a melhoria da educação em Três Coroas. Uma delas é o Plenarinho da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), que foi entregue na sexta-feira, dia 14, e a outra é a ampliação da Escola Balduíno Robinson, inaugurada no dia seguinte. As duas solenidades remeteram a lembranças da história da cidade em muitos dos participantes.
O Plenarinho da SMEC possui 88,88m², capacidade para 42 pessoas e acesso para cadeirantes. O local servirá para a realização de reuniões, palestras, seminários e atividades culturais. Ele foi construído junto à Secretaria, em um prédio histórico de que já abrigou a primeira prefeitura Três Coroas, a sede do grupamento do Tiro de Guerra, a Câmara de Vereadores, a Secretaria de Obras e, por fim, a SMEC. “Procuramos dar uma característica moderna para o Plenarinho, mantendo as características do prédio”, explicou o secretário de Planejamento e Habitação (SMPH), Subli Dreher.
Já o novo prédio da Escola Balduíno Robinson possui 807,26m², abrigando cinco salas de aula e seis administrativas, um laboratório de informática equipado com 30 computadores de última geração, dois banheiros e móveis novos, beneficiando 705 alunos. Em cinco anos, a administração Municipal investiu mais de R$ 2 milhões só nesta escola.
Conforme o prefeito Rogério Grade (PMDB), o Chéio, os investimentos na área da educação têm como objetivo oferecer um futuro melhor para as novas gerações. “A educação no nosso município merece ser fortalecida e várias gerações vão desfrutar disso. Fico muito orgulhoso em ouvir as pessoas de outras cidades elogiarem o nosso trabalho nesta área”, falou Chéio. “Não estamos só erguendo paredes, mas também investido na qualificação profissional”, disse a titular da SMEC, Tânia Haack, ao lembrar que 99% dos professores da escola estão habilitados para o desempenho de suas funções.
Emocionada, a diretora da escola, Maria Elisabete Petry, tentava encontrar palavras para explicar o que sentia naquele momento. “Meu coração está cheio de alegria. Há 30 anos estou nesta escola vendo-a crescer. Neste tempo vi muitos ex-alunos trazerem seus filhos para estudar e outros virarem professores”, desabafou a diretora.
A solenidade também contou com a presença de alguns descendentes de Balduíno Robinson, que deu nome à escola. Balduíno era médico homeopata e contribuiu muito para o desenvolvimento de Três Coroas. Um, entre muitos de seus feitos, foi criar a primeira entidade de ensino, que mais tarde se tornou na Escola 12 de Maio. Para isso cedeu um salão da família, que passou a abrigar as salas de aula.
A filha de Balduíno, Alaíde Robinson Volkart, de 85 anos, participou da solenidade, junto com seus sobrinhos. “Cheguei a estudar na primeira escola da cidade. Hoje estou aqui vendo a escola que recebeu o nome do meu pai ser ampliada. Com certeza ele ficaria muito orgulhoso”, disse tia Iti, como é carinhosamente chamada.
Após a inauguração foram realizadas várias atividades esportivas e culturais, que se estenderam até o começo da noite. Ao meio dia foi servido almoço para a comunidade, organizado pelos pais que compõem Conselho Escolar.