Os três-coroenses mais uma vez deram um verdadeiro show de solidariedade. Nesta quinta-feira, dia 12, dezenas de pessoas doaram sangue ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (HEMORGS), que estava com uma unidade móvel em uma indústria de calçados do município. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Três Coroas, do Hospital Dr. Oswaldo Diesel e das indústrias calçadistas do município.
Durante todo o dia foram coletadas 106 bolsas de 400 ml do material. Um dos doadores foi o industriário calçadista, Sérgio Hirt, de 31 anos, que participa pela segunda vez da campanha de coleta. “Acho muito importante doar sangue, pois já tive amigos que precisaram fazer transfusão. A satisfação deste ato nem se compara ao sofrimento de quem está numa lista de espera, necessitando do material”, falou Hirt.
Já a também industriaria calçadista, Catiane Rodrigues da Silva, de 24 anos, fez a sua sexta doação. “Fico super feliz em poder ajudar as pessoas que necessitam de sangue. Espero que eu nunca precise”, disse ela.
De acordo com a coordenadora de Captação do HEMORGS, Maria de Lourdes Peck, a população de Três Coroas é citada como exemplo em suas palestras. “Há mais de 10 anos fazemos coleta no município e sempre saímos com uma média de 120 bolsas de sangue. As empresas chegam a liberar os seus funcionários para participarem da ação”, destacou Maria
Segundo ela, a maioria dos doadores é reincidente, com isso eles já sabem dos cuidados necessários para ter um bom material para doação. Um estudo divulgado recentemente pelo órgão aponta que os três-coroenses possuem o melhor sangue coletado no estado.