Ganhar seu próprio dinheiro e saber administrá-lo de forma lúdica tem sido o objetivo do projeto Coopera Educa, desenvolvido em Três Coroas, na turma do jardim da Escola Municipal Amiguinhos. O projeto consiste em valorizar a cooperação e as relações de trabalho, mostrando a importância de se administrar de forma correta o dinheiro desde cedo.
Para isso, foram trabalhados em sala de aula as diferentes profissões, o cooperativismo e a importância de cada função no desenvolvimento das atividades em equipe. O resultado foi a criação da Fantástica Fábrica de Lixo. Nela, cada aluno ocupa uma função diferente a cada dia.
Os pais, importantes colaboradores dessa indústria, mandam para a escola o lixo seco que arrecadaram com a ajuda dos filhos durante a semana. Depois todo o material é vendido. O lucro possibilita que mensalmente seja pago um salário simbólico para cada funcionário da fábrica e o pagamento é feito através de uma simulação de banco, onde cada aluno retira R$10,00 (fictícios).
Com o dinheiro é possível comprar frutas em uma feira montada na sala de aula. Além disso, é feita uma feira do livro e um brik de brinquedos para que os alunos administrem seus salários.A autoria do projeto é das professoras Bruna Wilhelm e Daniele Pires. Recentemente o secretário de Educação e Cultura, Roque Werner, visitou a escola e acompanhou a atividade junto aos alunos.
Visita na Secretaria de Turismo do Estado
O prefeito Fabiel, acompanhado do diretor de Turismo, Junior Kellermann, e representantes do evento Camping Acessível, Cristian, Gabriel e Luiz, estiveram em Porto Alegre para uma importante reunião no dia 15 de janeiro, na Secretaria de Turismo do Estado. Durante o...