Os estudantes da rede municipal de ensino de Três Coroas estão unindo esforços para impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O inseto pode transmitir, além da Dengue, a febre Chikungunya e o Zika Vírus.
Todas as escolas municipais estão realizando atividades de conscientização e prevenção com seus alunos. Cada escola tem liberdade para trabalhar o tema da forma que julgar mais eficiente.
Na Escola Águas Brancas, por exemplo, os estudantes do 2º ano de ensino fundamental fizeram brincadeiras e produziram cartazes falando dos sintomas que as pessoas infectadas apresentam e os meios de prevenção e combate aos focos do mosquito.
A estudante Hanna de Oliveira, de 7 anos, ajudou na produção dos cartazes e disse que em casa ela ajuda os pais a monitorar os locais em que o mosquito pode se desenvolver. “Eu sempre viro os vasinhos e lavo o potinho de água do meu gatinho, mesmo que ele não esteja sujo”, contou a menina.
De acordo com a professora Ionara Closs, o trabalho de conscientização entre as crianças é fundamental, pois elas fazem um elo entre a escola e os seus lares, estendendo esse conhecimento aos seus pais.
Outras turmas da Escola Águas Brancas também estão engajadas no combate ao Aedes Aegypti. Nessa semana uma turma visitou as residências do bairro para alertar os moradores sobre o problema.
Outro grupo confeccionou fantoches de mosquito e saiu picando todo mundo no pátio, como forma de chamar a atenção para um assunto tão sério, de uma forma descontraída.
Além das atividades distintas desenvolvidas em cada uma das escolas municipais, os agentes de saúde da prefeitura continuam visitando todas as turmas das instituições de ensino para conversar com as crianças, tirar dúvidas e distribuir uma espécie de cartilha informativa.
Nesta semana os agentes visitaram a Escola Bem-me-quer. Eles foram muito bem recebidos pelas crianças, que escutaram atentamente todas as recomendações.
Natal na Cidade Verde 2023
Confira a PROGRAMAÇÃO, pelo link. https://www.visitetrescoroas.com.br/natalcidadeverde