Com o objetivo de impedir o avanço da gripe no município, a Prefeitura de Três Coroas imunizou na última semana cerca de 350 profissionais que atuam da rede municipal de educação. Foram vacinados todos os diretores, professores, estagiários, serventes e demais pessoas que trabalham nas escolas.
Os educadores não fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde a receber a vacina, mas segundo a Secretaria de Educação e Cultura a iniciativa pretende minimizar ao máximo as chances de propagação do vírus, já que esses profissionais estão diariamente em contato com um grande número de pessoas e, na maioria das vezes, em ambientes fechados.
Recentemente, esse mesmo público participou de uma palestra sobre o tema com técnicos da Secretaria de Saúde e Assistência Social. Na ocasião foram feitos esclarecimentos e passadas medidas de prevenção e controle da gripe na comunidade escolar.
A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).
À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.
Visita na Secretaria de Turismo do Estado
O prefeito Fabiel, acompanhado do diretor de Turismo, Junior Kellermann, e representantes do evento Camping Acessível, Cristian, Gabriel e Luiz, estiveram em Porto Alegre para uma importante reunião no dia 15 de janeiro, na Secretaria de Turismo do Estado. Durante o...