Com participantes de todo Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Colômbia, El Salvador e até de Portugal, o ABETA SUMMIT 2016 – XIII Encontro Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura e I Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, foi encerrado na noite de ontem (9) com um evento de socialização.
Os principais desafios do setor, estratégias de mercado, acessibilidade, exploração sustentável do turismo, experiências que estão dando certo e muitos outros assuntos foram debatidos por empresários, gestores públicos, dirigentes de entidades, guias e acadêmicos durante essa semana.
Para o congresso técnico foram convidados palestrantes de diferentes segmentos, para trazer a tona reflexões e dar suporte técnico a essa economia que cada vez está crescendo mais no país.
De acordo com o prefeito Rogério Grade (Chéio), Três Coroas está ganhando muito como sede do evento, tendo em vista a riqueza natural e o potencial turístico do município. “Hoje o sapato representa 80% da nossa economia. Mas nos últimos anos a nossa cidade cresceu no segmento do turismo, pois estamos localizados em um lugar privilegiado pela natureza. Os empresários que aqui estão investindo na área do turismo acreditam em fazer diferente e podem contar com o apoio do poder público. Esse congresso representará para o município um novo ciclo nesta área”, falou Chéio.
Conforme o diretor de Indústria, Comércio e Turismo de Três Coroas, Flávio Belotto, o congresso abriu ainda mais as portas do município para o setor, possibilitando novos negócios. “É uma oportunidade para as operadoras de turismo conhecer Três Coroas e vender nossos pacotes. As pessoas que trabalham com isso em nosso município, assim como os visitantes, têm muito a ganhar com a troca de conhecimento com profissionais de outras regiões, com anos de experiências no setor”, observou Belotto.
O empresário Frederico Crema, tem o empreendimento de expedições que promovem experiências de observação da vida selvagem em Sacramento, Minas Gerais. Para ele o ABETA SUMMIT 2016 foi uma grande oportunidade para adquirir novos conhecimento e também para fazer negócios.
“Eu achei o congresso fantástico. Tivemos acesso a muitas informações e podemos ver muitas coisas diferentes. Os grupos são parceiros e não há uma competição. Foi uma boa oportunidade para aprender e fazer novos negócios. As palestras foram boas e nos motivaram ainda mais. Elas também foram coerentes com a proposta de gerarmos o menor impacto ambiental possível em nossas atividades”, disse Crema.
Para o presidente da ABETA, Evandro Schütz, elogiou o empenho do município em dar suporte para a realização do evento. “Três Coroas é uma cidade espetacular e um modelo a ser seguido. A prefeitura se empenhou para a realização desse congresso técnico e a sensação que temos aqui é de conexão com a natureza. Todos estamos aqui para tornar o nosso país o maior destino de turismo na natureza”, destacou Schütz.
O ABETA SUMMIT 2016 contou com oficinas, palestras, painéis, debates, grupos de trabalho e atividades ao ar livre, com 180 participantes previamente inscritos e 24 palestrantes nacionais e internacionais. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Três Coroas.
*FOTO: Diego Land.
Visita na Secretaria de Turismo do Estado
O prefeito Fabiel, acompanhado do diretor de Turismo, Junior Kellermann, e representantes do evento Camping Acessível, Cristian, Gabriel e Luiz, estiveram em Porto Alegre para uma importante reunião no dia 15 de janeiro, na Secretaria de Turismo do Estado. Durante o...