Pensando não só no futuro do planeta, mas também no presente, as escolas da rede municipal de ensino de Três Coroas estão desenvolvendo uma série de projetos ambientais, que propõem uma nova postura nas ações do dia a dia.
A Escola Dom Pedro II, do bairro Quilombo, está desenvolvendo o Projeto Reciclando o Amanhã. Por meio dele, os alunos do Pré ao 9º ano aprenderam nas aulas de ciência a separar e reciclar os resíduos que produzem.
Eles separam o lixo seco, como papelão, papel, plástico, alumínio e outros metais para serem vendidos. Na escola foi criado um espaço didático onde os materiais são classificados, para depois serem vendidos.
Cada sacola de resíduo é trocada por um cupom. Os cupons podem ser revertidos em materiais escolares. “Um aluno teve a paciência de juntar 40 cupons. A reciclagem começa na escola e termina em casa, pois os familiares acabam se envolvendo. Eles começam a ter um novo olhar”, enfatiza a coordenadora Pedagógica Vânia Simeano.
Já na Escola Águas Brancas, no bairro homônimo, o meio ambiente é um tema interdisciplinar. Tanto é que a questão foi trabalhada nas aulas de língua portuguesa, através de uma gincana.
Conforme a professora Agnes Muck, foram propostas às equipes tarefas que abordam a questão. De acordo com ela, os alunos realizaram até um desfile de moda utilizando materiais domésticos reciclados.
“Eles produziram saias com filtros de café e bolsas com caixinhas de leite. A criatividade foi algo muito interessante. Os alunos levaram muito a sério, pois teve o envolvimento dos pais”, explicou Agnes.
Outras escolas municipais também estão desenvolvendo projetos de educação ambiental. As ações estão sendo desenvolvidas paralelamente a um plano de recuperação de uma área degradada na localidade de Moreira, que está sendo executado pela prefeitura.
Elas são parte de uma compensação ambiental determinada pelo Ministério Público, em virtude de uma infração cometida pela administração municipal passada.