A possível implantação de três centrais hidrelétricas no Rio Paranhana foi levada na última quinta-feira (14) à plenária da 1ª reunião ordinária de 2019 do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), em São Leopoldo.
Representantes da Prefeitura de Três Coroas, empresários e esportistas formaram uma comitiva, que manifestou a preocupação e o descontentamento com a implantação do projeto no Rio Paranhana.
Na ocasião, o secretário Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Desporto, Jonas Fetter, falou dos impactos ambientais, sociais e econômicos que as centrais hidrelétricas poderiam trazer para a cidade, além dos riscos que elas representam para as comunidades que ficam na parte baixa do Paranhana.
Já a empresária e presidente da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Teriana Selbach, destacou o crescimento do turismo de aventura na região, de forma sustentável e com o mínimo de interferência no Meio Ambiente.
Por sua vez, o presidente do Comitesinos, Adolfo Klein, disse que o comitê é o lugar certo para discutir o tema e que todos estão muito atentos à questão.
Segundo ele, a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos como um todo depende da água do Rio Paranhana e que cabe aos vereadores da região criar um movimento.
No dia 1º de abril ocorrerá uma Audiência Pública em Três Coroas sobre as barragens do Sistema Salto.
Visita na Secretaria de Turismo do Estado
O prefeito Fabiel, acompanhado do diretor de Turismo, Junior Kellermann, e representantes do evento Camping Acessível, Cristian, Gabriel e Luiz, estiveram em Porto Alegre para uma importante reunião no dia 15 de janeiro, na Secretaria de Turismo do Estado. Durante o...