O Conselho Tutelar vem esclarecer sobre o ocorrido em nosso município no dia 22 de outubro de 2024. Na terça-feira, por volta das 19:30h, o Conselho Tutelar foi acionado pela Brigada Militar devido a um abandono de incapaz dentro de um ônibus da Citral, que partiu de Porto Alegre à Gramado. Tratava-se de um menino de 3 anos e 11 meses de idade, com necessidades especiais e portador da Síndrome de Apert, com más formações e também usando sonda gástrica.
A criança e o pai viajavam desde Porto Alegre. O pai desembarcou na rodoviária de Três Coroas, deixando o menino sozinho no ônibus com uma sacola contendo toda sua documentação e histórico de saúde, como documentos e cartão do SUS, fraldas, leite e equipamentos para alimentá-lo. As pessoas dentro do ônibus logo perceberam o abandono da criança e informaram ao motorista, que parou o ônibus e acionou a Brigada Militar de Três Coroas. Nesse momento, o pai já não foi mais localizado.
O Corpo de Bombeiros encaminhou a criança ao Hospital Oswaldo Diesel e em seguida a BM passou a procurar o pai, sendo localizado no município, próximo ao Desafio Jovem, onde queria se internar. A Brigada Militar efetuou a sua prisão.
O Conselho Tutelar logo se deslocou ao Hospital, onde permaneceu e acompanhou a criança em todos os procedimentos clínicos durante a noite, mantendo contato com o Promotor Municipal e na busca do Conselho Tutelar do município de Porto Alegre, onde a família reside. Ao conseguir contato, fomos informados que a família já tem acompanhamento pela rede de proteção local. O Conselho Tutelar de Porto Alegre então tomou as medidas necessárias e ontem à tarde acompanhamos o infante até a cidade de Campo Bom, onde o entregamos ao Conselho Tutelar de Porto Alegre, com a documentação necessária. A partir deste momento, o Conselho Tutelar de Porto Alegre voltou a ser o responsável pela proteção e acompanhamento da criança, encaminhando-o à familiares.

